domingo, 28 de junho de 2009

O choque tecnológico

Eu tinha uma companheira. Durante um tempo foi-me fiel. Eu levava-a para todo o lado, ela respondia às minhas expectativas. Nunca exigi demais dela: acho que sempre fui justa e compreendi as suas forças e as suas limitações. Vivíamos bem juntas e demos umas quantas de voltinhas. Só nunca a levei para o estrangeiro.

Levei-a de férias, levava-a frequentemente ao café, à biblioteca, levava-a o tempo todo para trabalhar. E à noite, ou enroscadas nas mantas, mesmo ali na mesa da cozinha ou só no meu colinho em qualquer lado... passamos grandes momentos!

Enfim, passamos muito mas muito tempo juntas! E eu gostava. Ela não me chulava, mas também não me ficava assim tão barata. Mas tínhamos atingido um ponto de equilíbrio que funcionava para as duas. E éramos felizes. Eu, pelo menos, era!

Mas a nossa relação começou a degradar-se quando eu mudei de casa. Acontece: há relações que não resistem à mudança. Ainda tentei. Eu juro que tentei. Dei-lhe várias oportunidades, falei com ela com jeitinho... mas ela começou a não me satisfazer. Sim, é tão simples como isso! Foi estranho, muito estranho mesmo!

Pensando bem, não será assim tão estranho: há relações que parecem funcionar às mil maravilhas quando em público, mas depois no aconchego do lar é outra história. E na realidade, à noite e fins de semana, quando estávamos sozinhas a tentar passar algum tempo de qualidade uma com a outra... ela simplesmente não correspondia às minhas necessidades e anseios. E eu comecei a pensar em acabar com a relação, simplesmente porque tinha dado o que tinha a dar!

Moral da história: troquei a minha placa banda larga TMN com um tarifário muito favorável, mas que em minha casa funcionava só com duas velocidades (a saber: devagarinho e parada) por uma ligação à internet em condições. Sem a mobilidade mas com velocidade. É daquelas poucas situações em que eu até gosto muito de rapidinhas e estas me dão muita satisfação.

Acontece que o que falta a esta ligação nova em mobilidade, sobra em "cumbíbio". É que a ligação é promíscua: trouxe umas amiguinhas para a brincadeira! E... acessórios para brincarmos! Assim, junto com uma ligação bem catita e que não me deixa com os nervos em franja e me impedia de à noite abrir os blogues que me (ou melhor LHE) apetecia, entrou por minha casa dentro um telefone e uma coisa (parece que se chama box de não sei o quê) que não só descodifica canais de televisão e rádio como também mostra a programação quando eu lhe carrego nos botões certos. E estou desconfiada de que haverá mesmo um botão que eu hei-de descobrir que fará um café forte e aromático cheio de espuma! E daí, essa deve ser a função da minha Nespresso, mas eu hoje estou meia deslumbrada tecnologicamente.

E perguntam vocês: mas tu vivias na idade da pedra? Não: eu não sentia necessidade de televisão nem de telefone fixo. E vivia perfeitamente sem ambos. Eu comunicava com o mundo pessoalmente, pela net e pela televisão dos meus pais e da minha irmã. Mas a qualidade da ligação estava num ponto insustentável. Mesmo assim, só quando vi um preço que não fosse chulice comparável à renda de uma pequena habitação é que senti que já não se justificava fazer a transição. Só isso! É que eu gosto de tecnologias, mas odeio sentir que pago mais do que a coisa vale. Não é ser forreta: é ser ponderada. E há serviços de internet e televisão que são rendas autênticas!

Os eventos que fui descrevendo/deixando em suspenso esta semana foram a assinatura do contrato, a compra da televisão, a montagem da televisão, verificar que funcionava e... a instalação da coisa! Ah! Rigorosamente falando, não tenho uma televisão mas uma TV-LCD que dizia nas instruções precisar de DUAS pessoas para montar... mas mais uma vez eu provei que não preciso de namorado para nada: montei-a sozinha e não explodiu nem caiu ao chão, apesar dos 81 cm de diâmetro, HD-readyness e preparação para televisão digital terrestre (e acho que 50 Hz de frequência, mas não me lembro)!

De momento o meu maior (leia-se: único) problema é mesmo precisar de uma alteração na disposição que tinha planeada para os móveis da sala por causa da localização do telefone e da coisa que me dá internet (outra box??? Whatever!). E isso resolve-se! Mais: está-me a dar prazer pensar nesse pequeno quebra-cabeças! E a minha casa está a parecer-se mais com um lar que só um sítio para comer, blogar, tomar banho e dormir. E eu adoro isso!

De momento estabeleci já uma relação de amizade com a minha box e pu-la a gravar o "Guess who's coming for dinner" com o meu adorado Sidney Poitier (já vi até o filme) e montes de episódios do "conde Patrácula" e do "Scooby-doo"!!!

E... já posso navegar na net à vontade sem medo que o meu computador queime um fusível. Bem, ele ou eu! Porque eu às vezes perco a paciência! É que parte da minha fraca productividade bloguística recente devia-se à lentidão da ligação. A outra parte a eu estar muito tempo fora.

E pronto: num dia ter telefone fixo, net decente e 80 canais de televisão... parece-me vários choques tecnológicos!!!

Quanto a quem vaticinou uma substituição para o meu computador, ele não estava mal: era em parte a lentidão da net que o punha louco e em parte o Internet Explorer que resolveu ser inteligente! Bem se lixou, porque instalei também o Mozilla Firefox e estou servida! Bem-feito! O computador há-de ser substituído, mas não vai ser já. Mesmo porque ainda nem 2 anos tem.

E pronto, era isto!

32 comentários:

NI disse...

E pronto, eu já sabia mas acho que cumpri com a minha obrigação que foi não te tirar o prazer de provocares...

Beijo

Pétala disse...

Pois quando eu disse que para mim um choque tecnológico é quando o meu telemóvel cai ao chão, era verdade, mas este é um CT a sério!!!
Só espero que agora com a tentação dos 80 canais, não fiques com menos tempo para nós!!!
JKS

JP disse...

Abo!
Não acertei no PC mas no resto foi bem no alvo.
Diverte-te!
Beijinhos :)

Eu Mesma! disse...

Agora sim....
agora é que estás ligada ao seculo XXI!!!!!!!!

Welcome!

Caranguejo disse...

Isso é que são novidades tecnológicas por esses lados.

E agora que estás ligada ao mundo em condições que vais fazer?


E por favor não me digas que vais tentar encontra o numero do Joaquim OK!! :)

Tisha disse...

Ufaaaa... até fiquei cansada depois de ler isto! :P

E com mais vontade ainda de mobilar/decorar uma casita... acho que tá tudo decidido, só falta mesmo adquirir a dita cuja :D

Sadeek disse...

Isso é tudo muito bem senhora...o que me está a deixar preocupado é essa mania de montar sozinha!!! Não sabes que acompanhada é tãooooo melhor?! :D

BEIJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Anónimo disse...

Estamos finalmente na presença da Bomba Tecnológica!!!

Mto bem, agora vamos lá a deixar-se de coisas e começar aí a bombar nos posts!!!

beijinhos e bloga muito, dorme muito e vive muito!!!

Blondewithaphd disse...

Amiguita, eu tenho net, TV, powerbox, telefone (o fixo e o outro) e o diabo a sete e peço que não me chateiem e não vejo TV e não sei que séries estão in or out e acho choques tecnológicos um transtorno do raio porque nos desconfiguram a vida e a reconfiguração é sempre um download muito demorado. Ufa, até me cansei só de pensar nestas coisas!

Storyteller disse...

Ahhhhhhhhhhhhhh!
Eu não andei longe...
Acho que a minha casa também está a precisar de um bom choque tecnológico, mas é mais por causa do valor absurdo que ando a pagar pela net móvel...
Diverte-te com a tecnologia e com as maravilhosas séries de televisão...

Anónimo disse...

Pois que chatice
Nem um comentariozito ao cabedal do tipo que instalou isso tudo. Emendo, vai um tipo a casa das pessoas dispender e dispensar ciência e... não acontece nada, nem um comentario aos dotes pessoais. Ficam logo sideradas na porcaria do fio e do que de lá sai. Xatice pá
Valetorno

Incapaz disse...

Por momentos cheguei a pensar que estavas a falar de uma cadela.

rds disse...

ixi... estás bem... e parabéns tecnodear!

inwhitelight disse...

Eu cá tenho Bragatel, a net é excelente mas não móvel, quanto à TV é por cabo, não há box e isso de gravar os programas até dava jeito... mas não tenho queixa do serviço!

Anónimo disse...

tanta escrita so para dizer que tem uma Tv XPTO..deves julgar que não percebi :P

Abobrinha disse...

Ni

Grazzie

Pétala

Pois o meu telemóvel também tem que ser resistente a choques tecnológicos. Estou desconfiada é que a televisão (ou melhor, a TV-LCD!) e as boxes (ou é só uma?) serão menos tolerantes!

Não vai ser a televisão que me roubará tempo para os blogues. Pelo contrário, terei mais assunto para blogar. E depois, eu tenho televisão PORQUE a minha ligação internet estava insuportavelmente lenta, ao ponto de eu não conseguir praticamente comunicar!

JP

Muito acertador o moço!

Abobrinha disse...

Eu Mesma

Oié!!! Adoro a "tenologia"!! Sobretudo quando não me custa os olhos da cara!

Abobrinha disse...

Caranguejo

O Joaquim que me descubra se quiser! E o meu telefone é fácil: o telemóvel começa por um 9 e o fixo por um 2. QUalquer imbecil é capaz de fazer um esforço e descobrir os restantes 8 miseráveis dígitos, não achas?

Abobrinha disse...

Tisha

Ui, procurar casa é uma aventura! Cansa! Mas acertando... é o máximo! Boa sorte!

Abobrinha disse...

Sadeek

É assim: há coisas que eu monto sozinha e gosto. Outras há em que prefiro mais "cumbíbio". E pronto!

O que me preocupa é que já explorei de tal modo o filão da fufice que ninguém pensou que eu tivesse mesmo uma amante. Damn!

Abobrinha disse...

Chocolate

Bem, ao menos consigo ler e comentar sem a porra do computador ter um ataque cardíaco. O que acabaria por me causar um a mim por simpatia!

QUanto a escritas, tenho que me inspirar... mas já tenho ideias!

Abobrinha disse...

Blonde

Não estás a falar de outros choques tecnológicos? De qualquer modo, a solução é idêntica: procurar outro fornecedor de serviços e ajustar os serviços que se tem às reais necessidades e orçamento!

Abobrinha disse...

Storyteller

Sabes qual é a ÚNICA solução para a net móvel e seu custo? Mandá-la com o carago! E mai'nada! Eu, pelo menos, decidi que a portabilidade tinha deixado de compensar. Mais a mais, parece-me que já há montes de sítios com wi-fi... sendo que isso para mim vai ser outro choque tecnológico...

Abobrinha disse...

Valetorno

... não falei porque realmente não valia a pena! A crise não é só económica, infelizmente. É a miséria total!

Abobrinha disse...

Incapaz

Isso é muito Guns'nRoses!

Abobrinha disse...

Raiodesol

TEcno-abobrinha... I like it!!!

Abobrinha disse...

Inwhitelight

Ora bem, tens que te contentar com um gravador de DVDs! Também é tecnologia!

Abobrinha disse...

Calvin

Mas a minha televisão é XPTO! É a minha melhor televisão de sempre. Sobretudo porque é a minha primeira! E consegui não rebentar o meu orçamento!

Bruxinha disse...

Estou a ver que é só mudanças lol

Jinhos

Senhor das Chaves disse...

Na idade da pedra já havia tv cabo. Antes estavas na idade das cavernas lol Ainda bem que te aproximaste do sol: tem mais custos, mas o tempo passa mais depressa :o))

Éve a náice tiusdei :o)

Abobrinha disse...

Bruxinha

Muitas mesmas. E gosto!!!

Abobrinha disse...

Senhor das chaves

O carago: eu ainda não tinha era descido das árvores nem desenvolvido bipedismo! Mas agora estou em pleno século XXII!!!