sexta-feira, 5 de março de 2010

20 anos

O Público faz hoje 20 anos... 20 anos... bolas, já faz 20 anos?

Lembro-me de ter falhado a primeira tentativa de fazer sair o jornal numa data (creio que) 1 mês antes. Consequentemente rolaram cabeças (não me lembro quais), que o Eng. Belmiro não é assim muito louco por falhanços e tiros ao lado.

Não me lembro de ter comprado o primeiro número (tenho a ideia de que estaria esgotado), mas comprei muitos a seguir. O jornal era francamente obeso, mas estranhamente isso dava-lhe mais saúde que a magreza extrema que agora exibe. Tinha um suplemento de economia à segunda, um de ciências à sexta e mais outros que não me recordo. Também não me recordo de quando os perdeu. Tinha ainda uma coisa que muito gostava: um destaque que não era necessariamente relacionado com a actualidade mais quente, mas educava, ensinava e mostrava que havia mais notícias que as mais quentes.

Acompanhei a guerra no golfo com esquemas elaborados (a que invariavelmente não prestei atenção) e foi a minha mania de comprar o jornal de manhã que me permitiu dar a notícia aos meus coleguinhas da escola que tinha acabado. Não percebi porque é que ficaram todos contentes, porque na prática não alterou nada, mas eles eram "pela paz"... whatever.

Há 20 anos eu estava no 10º ano, já acostumada ao ritmo veloz e duro de um novo ciclo de escolaridade: a facilidade dos anos anteriores já tinha passado definitivamente e já me doia a barriga com a perspectiva de que tudo o que aparecesse na pauta no fim desse ano determinaria a minha entrada ou exclusão da Faculdade. Ou pior: o limbo de passar um ano a fazer uma cadeirita manhosa a que escorregasse. Ainda não sabia que curso tirar na Faculdade, mas sabia que o objectivo era esse. E entrei.

Foi com a ajuda dos suplementos de ciências que fiz trabalhos para Biologia... porque a professora era preguiçosa, por isso punha-nos periodicamente a dar aulas. Mas pronto, é a vida. E foi da revista que tirei uma ilustração hilariante de teorias de evolução para um trabalho também de Biologia (outra altura em que a professora não lhe apeteceu dar aulas).

Foi no Público que vi as resoluções das PGA e provas específicas. Li o jornal online quando estive deslocada. E vi-o emagrecer radicalmente. Vi também a aparecer discretamente e sem publicidade o incrível e mesmo inacreditável Inimigo Público, onde algumas notícias parecem mais verosímeis que as das páginas principais. Em termos de anúncios é que é uma pobreza: nem a secção do "relax" é grande coisa!

Mas continua o meu jornal, embora tenha saudades da obesidade quase mórbida que exibia há uns anos valentes.

Parabéns Público! Muitos e bons anos de vida!

8 comentários:

Storyteller disse...

Sem dúvida alguma, uma belíssima homenagem.
Lembro-me que quando apareceu, o Público era conotado com uma certa elite. Talvez com o que se chama agora esquerda caviar, mas rendida ao capitalismo. Ok, essa é miesmo a definição da esquerda caviar!
Também foi e será sempre o meu jornal e o Inimigo Público é completamente indispensável.
Parabéns Público!

Abobrinha disse...

O mais curioso foi olhar para a minha vida nestes 20 anos... não foi tudo bonito...

Ultima Thule disse...

Eu leio o Público desde os primeiros momentos de escola em que estava a aprender a ler.

Sempre foi o meu jornal favorito.

:)

Abobrinha disse...

Ultima Thule

... nos primeiros tempos de escola tinhas muito que ler! E, mesmo magro que nem um cão, continua a ser o meu jornal diário preferido.

JP disse...

«Abo»
Já 20 anitos?
Estou velho! :(

Abobrinha disse...

JP

Foi exactamente o que eu pensei!

Eu Mesma! disse...

estamos de facto velhos credo...

Abobrinha disse...

Velhos não: melhores!