domingo, 5 de abril de 2009

Sunday afternoon blues

Ultimamente dá-me uma melancolia muito grande aos domingos ao fim de tarde e/ou noite. Por vezes roça mesmo a leve depressão!

O Domingo é como o anti-climax de um fim de semana bem passado: tenho que dizer que tenho tido fins de semana muito interessantes e em excelente companhia ultimamente (e ocasionais avistamentos do Joaquim, que me hão-de curar a miopia um dia!). Infelizmente em vez de passar o tempo a reviver esses bons momentos, tenho por vezes a tendência a ruminar outras coisas que queria e não aconteceram ou coisas que aconteceram e não deviam ter acontecido. Isso é uma parvoíce, eu sei. Mas tenho esse lado negro de que não me orgulho e que tenho que contrariar.

Felizmente o domingo é só um dia e nem sequer o mais interessante da semana. E passa. Tudo passa. Tudo anda para a frente e temos que acompanhar esse movimento ou somos deixados para trás. É essa uma das conclusões que os meus quase 35 anos de vida me deram: tudo passa. Mas não passa sozinho! É preciso lutar para que certas coisas passem e para que certas coisas aconteçam. Porque ninguém luta por nós, porque estamos sós no mundo! Independentemente do número de pessoas que nos rodeia.

E eu vou lutar também contra o sunday afternoon blues. Porque eu não mereço mais um minuto sequer a sentir-me mal com a vida... ninguém merece! E amanhã é segunda-feira. E segunda-feira cheira-me imensa e intensamente a um novo começo. A mim que sou a mulher dos novos começos. E serei sempre, até me extinguir um dia. E no momento imediatamente anterior a isso acontecer vou sorrir e sentir saudades de todos os bons momentos que vivi!

35 comentários:

Eu Mesma! disse...

Eu confesso que gosto da melancolia dos domingos....

normalmente fico mais por casa ou pertinho de casa e acabo por conseguir descansar, ver algum filme ou até ler....

e o que inicialmente era melancolia acaba por ser o ultimo dia de descanso antes da semana começar....

Boa luta!
Sei que vais conseguir!

Abobrinha disse...

Eu Mesma

Eu estou a conseguir transformá-los em melancolia. E a melancolia e mesmo uma ligeira sensação de depressão podem ser benéficos se usados como ponto de partida para mais momentos de felicidade. Porque não é normal estar sempre inteiramente bem e toda a gente tem que cair um pouquinho de vez em quando. Para se renovar. Para voltar a subir. Para renascer.

Conheço pessoas de um optimismo tremendo e contagioso. Tenho momentos assim (tenho a perfeita noção de que os tenho) e ambiciono ter mais e mais e mais desses. É uma luta. Mas parte da luta está ganha a partir do momento em que se sabe o objectivo...

E sim, eu sei que consigo. Já passei por maus bocados. Mesmo muito maus e recuperei. Não serão as pequenas coisas que me derrotarão. Pelo contrário: será às pequenas coisas, aos bons momentos que eu me agarrarei, para que se tornem grandes coisas.

Boop disse...

Ao menos não te puseste a fazer testes parvinhos na internet....

Caranguejo disse...

É sempre bom quando alguém tem a capacidade de lutar contra a melancolia e os momentos menos bons, ás vezes nem vontade dá para nos erguermos sabendo que provavelmente iremos para lá em baixo de novo..

Beijos and keep fighting

Abobrinha disse...

Boop

Pois não... ... ... mas é uma excelente sugestão para outro domingo em que a melancolia bata!

Agora que falas no assunto, pus-me a fazer um teste de QI, mas não fiquei a saber o resultado porque o site me pediu o número de telemóvel. Eu às vezes ando a dormir, mas nunca é assim tão grave!

Abobrinha disse...

Caranguejo

Lá está: acaba-se por vir sempre a baixo... mas também há vida lá em cima! É um equilíbrio, mas é preciso deslocá-lo para termos tantos bons momentos quantos os que conseguirmos. Porque é isso que levamos deste mundo!

E se precisares de ajuda para ir acima, grita!

inwhitelight disse...

Eu devo ter essa melancolia lá para terça ao fim da tarde... como as minhas folgas são rotativas (e nem sempre seguidas) e esta semana estou de folga segunda e terça, por isso hoje é como se fosse a tua sexta feira, suponho!
lol
De qualquer forma percebi-te!

GATA disse...

Ao domingo à noite também me dá o 'amoque'... Mas no meu caso é porque o fim-de-semana passou num instante e eu não dormi o suficiente! :-) Sim, porque nós, os gatos, precisamos de cerca de 12 horas de sono para ficarmos bem! :-)

Abobrinha disse...

Inthewhitelight

Ter esses dias de folga tem como vantagem que estás a descansar enquanto toda a gente está a trabalhar. A "desvantagem" de ter folga quando toda a gente tem é que... o mundo parou!

Suponho que a solução seja arranjar mais que fazer! E até arranjo, só que... por norma envolve passar a ferro. O que justifica parte da neura ;)

Abobrinha disse...

Gata

Oié! OS gatos não só dormem muito como ficam LINDOS a dormir! E daí, os gatos ficam lindos a fazer tudo, não é?

Verdade seja dita que parte da minha melancolia é mesmo porque estou derretida porque o fim de semana envolveu muito dispêndio de energia e grandes companhias. Por isso não me devia queixar. E não é uma queixa, mas... ... olha, uma gaja tem que se queixar de qualquer coisa, não é?

Sadeek disse...

Fico doente com os domingos de tarde. Doente. Por saber que a seguir (e muito mais rapidamente do que queria) vai surgir uma segunda-feira, que para mim, é a coisa mais horrivel do mundo!!!!

BEIJOOOOOOOOOOOOOOOO

Blondewithaphd disse...

Eu também não sou uma tipa lá muito domingueira, mas, amiguita, força e determinação nas lutas é mesmo o que relamente importa e não, ninguém merece as depressõezinhas que nos acometem fatalmente de vez em quando. Vai em frente mulher!

Francis disse...

compreendo-te, os fins de tarde de domingo são deprimentes.

Storyteller disse...

Tal como tu, os finais de Domingo são terríveis. Não gosto mesmo nada deles! Até estava a pensar fundar um movimento a pedir a abolição dos finais de Domingo. Mas não estou a ter muito sucesso...

Anónimo disse...

como te compreendo...tb sou um anti domingos....aliás so gosto de sexta a partir das 18h e do sabado muahhaha

Abobrinha disse...

Sadeek e Francis

Vocês fizeram-me lembrar um amigo meu que no domindo, depois do almoço (ou seja, 1 horita e pouco depois de acordar) já começava a ranhosar que no dia seguinte era segunda-feira! É um moço excelente, mas um mau feitio crónico e completamente louco! Até se torna engraçado com o mau feitio e a loucura que tem!

Abobrinha disse...

Blonde

Sim, vou em frente E uso os pequenos momentos em baixo para subir. E tu também não te esqueças que a tua Primavera está mesmo aí. Se te esqueceres, avisa que eu lembro-te!

Abobrinha disse...

Storyteller

Pois... ... mas depois os sábados à noite não passariam a domingo? Olha que acho que esta coisa não tem grande solução! Ou então é a solução da bebedeira: mantenha-se bêbedo!

Abobrinha disse...

Calvin

Se te levantares às 3 da tarde, por exemplo, o problema deixa de ser muito grave. Digo eu!

Mas o que é preciso é estupidez natural! ... e quem me passe a roupa! Aaaaaaaaaaaaaagh!

Pétala disse...

Eu devo ser a única que adora a 2ª feira!
Bj

Abobrinha disse...

Pétala

Nope: eu também gosto de segundas-feiras! Cheiram a novo!

Sadeek disse...

Não imaginas Abobrinha, o que eu sofro com isso...HAHAHAHA

Krippmeister disse...

Eu geralmente aproveito o domingo para ir ao cinema. Sempre prolonga mais um bocadinho o fim de semana. Mas tem com certeza essa melancolia sim.

Mas se estás a conseguir dar a volta por cima (vá, venha de lá a piadinha...) estás a fazer a coisa como deve ser.

Bjinho!

Anónimo disse...

Olha, por mim passava de sábado para segunda! Assim acabava-se com o problema do Domingo! qd qq coisa q é irremediável nos faz sentir mal, nada como ter coragem de a arrancar pela raíz.
Beijinhos, um dia bom!!

ManUel disse...

tambem sinto essa melancolia :S

ManUel disse...

e anónimo, passar de sábado para segunda directamente era estares a transformar o sábado em domingo! Ias parar ao mesmo!

Abobrinha disse...

Krippmeister

Boa ideia: posso ir contigo ao cinema... ... estico o fim de semana mais 6 horas de condução, 2 portagens mais o filme! Mas o importante é que ficava sem tempo para os sunday afternoon blues! E a companhia era boa!

Não estás a insinuar que eu só faço bem as coisas quando estou por cima! É que por baixo também é bom! E mais numa série de posições. Dito isto, não tenho a certeza se estávamos a falar da mesma coisa...

Abobrinha disse...

Anónimo

Bem... quando alguma coisa é irremediável, não tem grande solução! A solução é aceitar mesmo e concentrarmo-nos no que é remediável.

No caso, remediava-se em parte se alguém me passasse a roupa! Eliminar o domingo também pode ser feito por outro processo: dormir o dia todo. Mas isso é uma perda de tempo útil muito grande... além de ter que passar a ferro na mesma noutro dia... não me parece haver solução!

Abobrinha disse...

Manuel

Bute os dois ao cinema com o Krippmeister? Eu fico por cima!

ManUel disse...

Abobrinha: vamos ao cinema no Porto ou em Lisboa (preferencia Cascais) ??

Sabes que isto hoje em dia as viagens fazem-se num instante :P

Catwoman disse...

Identifiquei-me com este post...
Beijinhos :)

P.S: algum recado para o quinas? :)

Abobrinha disse...

Manuel

Cascais? Credo, isso é muito fino para mim!

... OK, bute! Tu e o Krippmeister têm é que me comprar o bilhete! Mas eu vou já para aí! ;)

Abobrinha disse...

Catwoman

Bora ao cinema então? Eu, tu, o Manuel, o Krippmeister... e já agora convidavas o Joaquim, não?

SIm, tenho um recado para o moço: diz-lhe que me ligue! Ah, e diz-lhe que me esqueci completamente dele no oráculo do Lança, mas não foi por maldade: foi mesmo só estar completamente com a cabeça no ar! Ele compreende, de certeza! Tem todo o aspecto de quem compreende... de facto, ele tem muuuuuuuuuuuuuito bom aspecto, não sei se já reparaste...

ManUel disse...

pra que o jaquim? hum??? esse tá a mais :P

Anónimo disse...

Sabes que eu DETESTO o Domingo!

Fico super, hiper, mega deprimida!

Nunca gostei. O meu marido, por outro lado, adora!

É assim! Ainda bem que não somos todos iguais!