sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Copy-paste 2


(Daqui)

"A Igreja da Santíssima Trindade, com projecto de Estruturas realizado por uma equipa coordenada pelo Eng. José Mota Freitas, venceu o Prémio Outstanding Structure (OSTRAC), o mais prestigiado galardão internacional na área de estruturas. Este prémio foi recentemente divulgado pela Ordem dos Engenheiros à Comunicação Social, numa sessão que teve lugar na cidade do Porto. Na sua apresentação, o Eng.º José Mota Freitas sublinhou que a obra se distingue pelas suas dimensões, ocupando uma área de 230 por 155 metros. Os elementos mais marcantes são as duas vigas salientes que suportam a cobertura e que atravessam todo o corpo da estrutura.

A Engenharia Civil portuguesa volta, assim, a ser distinguida no panorama internacional, depois de, em 2004, ter recebido este Prémio com a estrutura do Aeroporto do Funchal, um projecto da responsabilidade do Eng. António Segadães Tavares, denotando a elevada qualidade e o prestígio que os técnicos nacionais têm atingido internacionalmente com as suas realizações.

A IABSE representa a maior Associação Internacional da especialidade, com cerca de 4000 membros engenheiros de estruturas, de mais de 100 países, promovendo o desenvolvimento da engenharia de estruturas em todo o mundo."

Não consegui desta vez copiar a notícia do Público. Lembrei-me do nome do Prof. Mota Freitas porque foi apresentado na notícia como herói (que é). Mas recordei-me que ele fez parte do processo judicial da queda da ponte de Entre os Rios, o que a notícia não menciona.

Conclusão: se a engenharia portuguesa está de parabéns, a justiça não está (e esta foi a novidade do dia porque NINGUÉM tinha chegado a essa conclusão antes). Dá-me a sensação que o Prof. Mota Freitas não esteve realmente envolvido na queda da ponte, mas isso já nem interessa: a culpa morreu solteira e aquelas pessoas é que tiveram culpa porque decidiram atravessar a ponte àquela hora... triste, mas verdade

Os meus parabéns a este e outros portugueses excelentes. Que haja mais, que sejam reconhecidos e que lhes sejam dadas condições para que façam o seu potencial explodir verdadeiramente.

11 comentários:

pamat disse...

Pois é Portugal no seu esplendor:(!

Foto do maior centro comercial de fatima(A)^o)!?!?

Abobrinha disse...

Pamat

Uma coisa óptima e uma péssima... sim, isto é Portugal. Se eliminarmos as péssimas teremos um país absolutamente brilhante e em que dá gosto viver!

Centro comercial... sim, é um ponto de vista. Mas ao menos já vendeu um prémio de engenharia. E não foi milagre!

Eu Mesma! disse...

bem...
andamos nos copy pastes é isso?????

Abobrinha disse...

Eu Mesma

Yup! Um misto entre falta de imaginação e falta de tempo.

Aliás, é mesmo falta de tempo, porque tenho pensado em posts para escrever, mas não tem dado.

asaquenaovoa disse...

Abobrinha,

Tive a oportunidade de ir ver o edificio, que de facto tem muita qualidade, mas como em tudo na vida, e a Igreja tem muitas destas "coisas", acho desnecessário esbanjar tanto dinheiro, quando temos velhotes a passar fome, crianças em instituições, and so on... Gostei do que vi, mas não fiquei minimamente orgulhosa, muito pelo contrário.

Mas a opinião é somente minha e vale pelo que vale.

beijinho
Dina

Anónimo disse...

A pessoa em causa é uma excelente pessoa e profissional, não é mesmo deste mundo...

Sobre a queda da Ponte:
Aconteceu por culpa da JAE (não obrigatoriamente dos funcionários da JAE levados a tribunal), dos areeiros, e dos fiscais do Instituto de Nav. do Douro.

No fim quem ia comendo eram os - pelo menos - 2 bodes expiatórios que foram lá plantados, um dos quais era este Eng.º

Estes engenheiros fizeram o que tinham a fazer para a JAE e esta enfiou os projectos na gaveta.

Temos todos de ir perguntar ao Procurador Pinto Hespanhol porque isto? Porquê que a extracção de areias era feita a 7 metros e no processo vinha a 7 KM?

Será que alguém anda a encher os bolsos aos Partidos e aos Políticos?

Será que a justiça é mesmo independente da politica em Portugal?

Abobrinha disse...

Asa

Não é um prémio de estética mas de técnica. E o Prof. Mota Freitas pelos vistos não é bom: é mais que óptimo.

Quanto a esbanjar, é relativo: as pessoas gostam, dão valor. Não me cabe julgar. E não é feito com o dinheiro do estado mas com o da igreja em si.

Em relação ao ajudar as pessoas com necessidade, nem todo o dinheiro pode ser direccionado para "dar". Pensa, por exemplo, que esta obra deu trabalho honesto a muita gente. E um desafio técnico a um engenheiro que com ele até um prémio ganhou.

Abobrinha disse...

Anónimo

Não creio que a justiça seja dependente de ninguém que não da própria incompetência. Preferia que fosse dependente (só) do estado, do governo ou mesmo da igreja, porque aí haveria espaço para procurar a causa e a atacar.

Porque no meio disto tudo... não aconteceu nada que contribuísse para não se dar mais desastres. E eles podem acontecer de novo. Dá a sensação que não acontecem mais precisamente pelo patrocínio da Nossa Senhora de Fátima. Ou seja, acho que estamos em dívida com pelo menos mais um santuário.

Anónimo disse...

Abobrinha,
vai-me desculpar, mas a pessoa em causa e o processo em causa conheço eu bem...

A justiça é corrupta e conivente com a politica em Portugal.

A ponte caiu devido ao mau tempo, à incompetência da JAE, e ao exagero de extracção de areias em Entre-os-Rios, que têm dado $ a ganhar a muita gente......

Os 2 engenheiros foram usados como bodes expiatórios para encher os media.

Os areeiros foram deixados de fora porque... convinha... a seguir vinham os fiscais ... a seguir vinham os políticos e os partidos.

De parabéns estão os juízes do processo, (quer o Dr. Nuno Melo, quer o colectivo de 3 juízas), que não foram na cantiga do procurador, e foram honestos e justos.

Abobrinha disse...

Anónimo

Infelizmente não duvido nem um bocadinho de si. Mas o que eu queria dizer é que grande parte dos problemas da justiça são mesmo incompetência. É um campo em que até pode haver um excelente, mas é abafado por toda a restante máquina. Como o anónimo no fundo diz que aconteceu.

E é pena porque a justiça é a base de uma democracia funcionante. E a nossa obviamente não funciona...

Asa Que Não Voa disse...

Entendo o que dizes abobrinha, mas se de facto havia necessidade de um novo espaço, e sim havia, podiam tê-lo feito, empregando muitas pessoas honestas, mas deviam ajudar ainda mais as pessoas.

Infelizmente, e falo do que conheço, na paróquia da minha área de residência... e já estou a fugir ao tema.. muitas dos bens materiais que são doados, para ajudar pessoas com necessidades, são seleccionados, e o que chega às pessoas, é de facto o que ninguém quer...

Apesar de tudo, acho que preferia que fosse dinheiro do estado... gastam o nosso dinheiro em tantas coisas
beijinho