sábado, 12 de setembro de 2009

Red Bull Air Race 2009 - dia de qualificações (1)

E pronto, chegou o grande dia! O primeiro (porque amanhã há mais).

Mais uma vez ninguém me convence que o Rui Rio não tem uma avença com o S. Pedro: ontem esteve um dia de merda, cheio de nevoeiro que pelos vistos impediu grande parte dos treinos. Hoje o dia não esteve brilhante, mas esteve muito decente. Moral da história: hoje de manhã cedo ainda apanhei parte dos 5 minutos de treino que foram permitidos aos pilotos. Mais voos pelo mesmo preço! Já o ano passado a corrida esteve por um fio!

Ficam sabendo que a pista do Porto é a mais rápida e mais técnica do mundial Red Bull Air Race. Já podem dormir descansados, porque a vossa cultura aumentou substancialmente com esta informação. Esta é a parte que está certa: quando o Rui Unas e o apresentador estrangeiro disseram que os pilotos iam até à ponte Eiffel, não só se enganaram no nome como no autor da dita obra de engenharia. Ora a ponte era a D. Luís e não foi projectada pelo Eiffel mas por Teófilo Seyrig (discípulo do dito cujo). A lindíssima ponte ferroviária D. Maria é que foi projectada pelo Eiffel. O senhor estrangeiro tem desculpa, mas o Rui Unas não. Apesar de ser de Lisboa!

Este ano melhorei em muito a minha arte de tirar fotografias. Senão reparem nesta sequência espectacular.

Este é Paul Bonhomme a cruzar os portões de ar da entrada.


Esta outra foto mostra claramente Hannes Arch em alta velocidade. Reparem no pormenor!


Aqui vemos o nosso vizinho catalão Alejandro Maclean (gostava de saber porque é que ele tem um nome a soar a irlandês, mas pronto).


E finalmente temos a passagem rapidíssima de Michael Goulian pela chicane. Rapidíssima mesmo!


E dizem vocês: mas isto não passa de portões de ar com rastos de parafina queimada! O que só mostra que vocês não passam de uns parolões: isto é a visão artística de uma corrida Red Bull Air Race!

Um pequeno engano: uma passagem em que realmente se vê um avião. Mais grave: consegue-se claramente ver que é o do Paul Bonhomme, no voo que lhe deu o melhor tempo do dia.


Este outro tipo de objecto voador podia ter estragado a corrida: nem todos os pássaros se assustaram com a barulheira. Isto podia ter dado um acidente!

4 comentários:

NI disse...

Só gostava de saber porque chamas pista do Porto quando é entre as margens do Porto e Gaia.

Ok, confesso, nisto sou um pouco bairrista.

Nota 1 - estive no jardim do morro sentadinha a ver o espectáculo.

Nota 2 - O serviço de catering não estava mau.

Nota 3 - Para além de conseguir trazer uns bonés, uns leques e outros artefactos, ainda consegui arranjar uma caixa de comprimidos para as minhas pernas cansaditas.

Valeu a pena ir ao red bull...

:)

:-)

Abobrinha disse...

Respondo-te a essa questão com outra: porque é que o vinho do Porto se chama vinho do Porto quando as vinhas são muito mais acima do rio e o vinho em si é envelhecido em Gaia? Não faz sentido mas é assim!

Esta prova chama-se do Porto do mesmo modo que a de Windor, Ontário, Canadá tem esse nome apesar de se dar no Canadá e EUA. Na fronteira, portanto.

... olha, é assim! Mas a melhor vista é de Gaia e isso não tem discussão!

Eu Mesma! disse...

Confesso que não li absolutamente nada do texto porque... não domino a arte mas...

vim pelas fotos e amei... lidno fabuloso!

Abobrinha disse...

AS fotos estão geniais! E mai'nada!