Quem já tentou explicar português a um estrangeiro sabe a dificuldade de traduzir os verbos "to be", "être", "sein" (e sim, isto foi armar-me em esperta) como "ser" ou "estar". É que pode traduzir-se de qualquer uma das maneiras. Mas...
Explica-se facilmente a um estrangeiro que "estar" é uma coisa transitória, enquanto que "ser" é algo mais permanente. Mas, como em tudo na vida, nada como exemplos. Aqui vai disto:
- A pessoa "estar" doente é diferente de "ser" doente. Quando se "está" doente, à partida passa. Se se "é" doente, à partida é crónico. Não passa. "Ser doente" também pode indicar que se é louco;
- A pessoa não "é" aqui, mas "está" aqui. Neste caso é mesmo uma questão de identidade ou localização;
- A pessoa "estar" burra significa que temporariamente não se está muito com os "espertos nos cabeça". Se a pessoa "é" burra, então pode não haver muito a fazer.
Este último caso não é tão linear. É o problema das traduções... mas não só! Particularmente quando das mulheres quando decidem abrir os olhinhos e deixar de "ser" burras para passar a ter tido só uma fase em que foram burras. E querer enterrar esse passado e restaurar (ou conquistar) um olhar realista sobre a realidade (e isto não é uma redundância, não sei se repararam). E deixa-se de se ser burra quando há vontade, intuição e amigas.
Numa nota inteiramente diferente, tenho que responder a um cento de comentários (se me falhar algum, avisem), porque estive longe estes tempos.
Numa nota um pedaço mais interessante, comprei a Playboy para poder dizer de minha justiça. Ainda não olhei para a revista em condições, mas sei que tem uma crónica do Pac Man a louvar o sexo oral... ... Pac Man... eu gosto de ti! Já agora, não conheces o Joaquim? É que vocês, os famosos, conhecem-se todos uns aos outros! Diz-lhe que me ligue!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
37 comentários:
Portanto, a ver se entendi, a problemática do verbo "ser", quando comparado com o verbo "estar", tem a ver com sexo oral.
Pois...penso que vou ter que reflectir um pouco mais sobre o assunto.
Fogo, eu nem nisso tinha pensado! Ando mesmo em baixo de forma!
Mas sim: quem quer continuar a ser burra é má língua...
... não é bem assim... aaaaaaaaaaai, doi-me a cabeça! Tenho que pensar no assunto! Mas estás à vontade para javardar!
Mas claro....
se a porra do joaquim não aparecesse eu até me admirava...
é que perdi completamente o sentido de todo o texto!
nem sei quem é o pac man! a não ser o joguinho de computador!
Mas adiante.....
Eu cá acho que as mulheres se chamam burras desnecessariamente....
eu considero que por vezes temos ideias iluminadas... que como qualquer lampadazinha.. têm tendencia a rebentar apos demasiada utilização...
e pump!
um dia a lampada morreu e... lá se foi a iluminação... o que neste caso quer dizer... a burrice temporaria de insanidade!
:)
1o deixa-me dizer que não existem mulheres burras...No que respeita aos sentimentos digo-vos desde já que voces são muito, muito inteligentes...
Pena é nós homens sermos mais :P
Machismos à parte, as mulheres são tão burras quanto os homens...mas afinal quem nao é burro quando puxa o sentimento?? (eu ia dizer EU mas parece um bocadinho mal depois desta frase maravilhosa).
O pacman que corte é a gadelha pq sexo oral com aquela cabeleira é capaz de incomodar ;)
beiijjoooooo
Pronto Abobrinha, fazemos assim... eu pergunto ao Pac se ele conhece o Joaquim, se tu ficares...vá lá...Um mês sem melgares a Eu mesma com a MV!!! O que é que achas?! Consegues?
Eu mesma, diz lá se eu não sou amiga?!
P.S. Obrigada pelas palavras que deixaste no blogue da Ni
Beijinhos
Eu acho que falaste de algo anteriormente e, portanto, correndo o risco de me ter esquecido do essencial do post, eu gosto de sexo oral!!!
Abobrinha, apesar de tentadora, não aceites a proposta da Pétala!!!
Quanto ao que escreveste, posso garantir-te que o chuveiro é um excelente conselheiro... e as amigas imprescindíveis!
Eu mesma!, o PacMan miúda! O tipo fos Da Weasel! O que tem os olhos giros!!! E que, de certeza, como é vedeta, conhece o Joaquim!
abobrinha, até que é uma boa revista para levar para a casa de banho! tem artigos bem interessantes :P
já cá faltava o jequim...cum caneco.
eu apresento-te o gajo...
LxFactory ?
Ó Joaquim faz lá um favor á malta e liga lá para a Abobrinha que a moça á 2 meses que não fala noutra coisa….
Mas partilha lá connosco as tuas ilações sobre a playboy…que isto de uma pessoa estar a falar sem conhecimento de causa é tramado…
Kiss
Eu Mesma
O Pacman é o menino vocalista dos Da Weasel... lindo, olhos de gato, voz profunda... e a falar de sexo oral... queres mais?
Eu Mesma
"Why do fools fall in love?" Só os tontos, os loucos, os totós se apaixonam. Mas isso é o que nor torna sábios.
E para que a lâmpada rebente de sobre-aquecimento... é preciso querer e abrir a pestana! Às vezes só fica burra quem quer!
Paulo
Depende da definição de inteligência. Somos inteligentes no sentido em que arriscamos e nos entregamos. Somos burras porque por vezes o fazemos a quem não vale a pena... e insistimos que eles mudam! Ora um homem não muda (OK, alguns mudam, mas é depois de um enxerto de porrada).
Se por inteligente queres dizer que manipulam e fazem 30 por uma linha... guess what: há mulheres que estão atentas! E há mulheres ainda mais cabras! Mas eu não considero isso inteligência! Mas tenho inteligência suficiente para saber que não são todos assim. Sei porque já os encontrei e hei-de encontrar de novo, se a vida me ajudar.
Ah, e a gadelha não tem influência no sexo oral! Digo eu... pensando bem... não há como experimentar!
Pétala
Deixar de melgar a Eu Mesma com a Mafalda Veiga? Mas que piada é que isso tinha???
Olha, diz ao Pacman que ele é muito giro! E que eu não me importo da gedelha dele, ao contrário do Paulo! E o Joaquim... que me ligue!
Icon
... eu falei de outra coisa além de sexo oral? Não me lembro!
Storyteller
... chuveiro... Pacman... ele não tinha uma música que falava em lavar a gadelha? Mmmmmmmmmmmmm... tinhas dito mais qualquer coisa, mas não me recordo: agora fiquei a pensar no chuveiro!
Francis
Diz-lhe que me ligue, tá? Eu sei que ele não me conhece de lado nenhum, mas eu tenho imensos homens que me conhecem de muito lado e não me ligam, portanto não deve ser impedimento (OK... acho que dei a ideia errada!).
Bute! ... onde é isso? Olha que eu sou maluca! Não me tentes!
Caranguejo
Dediquei estes tempos a falar sobre a Playboy e as playmates. Evidentemente que tinha que comprar a porra da revista! Que tinha surpreendentemente poucas gajas nuas, mas pronto!
Não te preocupes que eu depois partilho as minhas impressões (ainda tenho que a ler primeiro).
pumpkin, não deste ideia errada nenhuma, era o que mais faltava.
pois, tu és uma mulher do norte pá...
LxFactory é onde é a sede da representação do gajo. Um sitio hoje em dia muito na moda em Lisboa.
http://www.lxfactory.com/
ó "patinha choca"(carinhosamente), estou aqui a rir e muito contigo!
Se o Joaquim te ligar, pela lógica da tua última frase, tu dir-lhe-ías algo do género: Eu gosto de sexo oral.
E isso é do verbo ser ou estar?
lol
beijos
Desculpa a minha ignorância no assunto mas…..a Playboy tem algo coisa que se leia?
Francis
Ouve, ele tem um site mas eu tenho um blogue! Ele que me ligue, não achas? Não lhe posso dar muita importância, senão ele fica convencido e com a mania que é bom! (OK, hoje é o meu dia de não fazer sentido!)
Raio de sol
Ainda bem que ris. É o motivo porque mantenho o blogue...
Inthewhitelight
... ler o meu blogue tem-te ensinado umas coisas! A porra toda é que começas a andar à minha frente!
Ora conhecer o JOaquim e dizer-lhe assim logo a matar "u gosto de sexo oral" parece-me perfeito! E acho que é o verbo "fazer" ou "praticar". Ou chupar. Ou sorver... tem muitos verbos...
Na verdade e falando de Inglês ou Alemão, a forma correcta é dizer-se "Sinto-me doente", mas é um facto de que usam "to be" ou "sein" de uma forma que pode ser mal interpretada.
Tal como por exemplo, um grupo está a jantar e chega o empregado com uma dose de borrego, e pergunta para quem é, 9 em cada 10 Alemães respondem "ich bin das lamm" que pode ser traduzido para "eu sou o borrego", eles próprios fazem piadas com isso, pois seria correcto dizer-se "das lamm ist für mich".
Hoje ouvi uma gira de uma tuga numa pastelaria, ao querer entrar no balcão e com o seu sotaque do norte vira-se uma um tuga e diz: "sai da frente tásmasturbar".
Caranguejo
Ficarias surpreendido: tem muito mais letras que o que seria de esperar para uma revista de gajas nuas!
Bruno
Pois... mas as alemãs e as inglesas partilham com as portuguesas o ser ou estar burras. E depois, palavras leva-as o vento e uma gaja tem que se sacudir.
Tens a certeza que alguns desses tipos não são mesmo borregos? Nessa altura o alemão voltava a ser concreto como é característico!
Ouve... o "tásmasturbar"... só escrito é que me dei conta!
Mas mais importante... na Playboy alemã as mamas são grandes ou pequenas?
pá... nem de propósito, tive ainda agora a ler a crónica do Pac Man...
bjo grande
Meninas, vão à janela e sorriam… a Lua está linda!!!Beijo
Usuale
Eu ia refilar porque odeio o dia dos namorados e tudo o que cheira a lamechice... mas depois li o resto do texto! É muito mais interessante!
mtheman
Pois... compraste a revista para ler as crónicas e não (de maneira nenhuma) para ver as gajas nuas, certo?
Aprende umas coisas com o Pacman...
Velas
Beijoca!!!
Pétala
Olha, nem reparei... e agora já estou na caminha. Amanhã de manhã, depois de nascer o dia eu vou espreitar, está bem?
Enviar um comentário