domingo, 2 de setembro de 2007

Red Bull Air Race no Porto e Gaia Parte 2 - ainda do lado do Porto

Começar do início é capaz de ser boa ideia! Bute! Vou começar por fazer o relato por ordem cronológica e com fotos e depois meto as bocas. Começo pelo lado do Porto.

6:30h (!!!!) - Será que se eu pedisse com jeitinho eles adiavam isto para amanhã para eu poder dormir até ao meio-dia?? Não? OK, então eu levanto-me! Mas sob protesto!

A “mala” está feita e contém umas leiturinhas, telemóvel, máquina fotográfica, protector solar, uma cadeirinha de 3 patas, um boné, uma comidinha e uma aguinha.

07:36 – Desaguo na Ribeira do Porto. Longe para burro. Se não fosse por mais nada, atirava-me ao rio e nadava para o outro lado! Mas não vale a pena: perco o passeio! Pois, já vi desculpas mais fracas, mas não me lembro assim de repente de nenhuma!

Estou feliz por estar contente porque nunca ninguém se lembrou de usar uma saca do IKEA como mochila! Ao fim de 28 minutos apercebo-me porquê: é uma péssima ideia porque rebenta com a pele! Especiamente quando tem montes de tralha dentro e estamos camisola de alcinhas! Passei a usar a saca como os outros: às vezes ser convencional pode ser uma vantagem.

Objectivo: passar para Gaia antes das 08:30, porque senão ao tabuleiro inferior da ponte fecha e fico presa do lado do Porto. Por muito que goste do Porto, a vista melhor é da zona paga ao pé da Alfândega (para a qual eu não tenho bilhete) ou algures do lado de Gaia. É que a zona da corrida faz “cotovelo”! O rio é lindíssimo, mas serpenteia, o que não é grande coisa para a visibilidade de quem quer estar o mais perto possível dos aviões! O truque é: compromisso! E eu quero estar perto dos aviões.

As fotos mostram Gaia vista do Porto e a ponte da Arrábida, por onde entram os aviões. Não sei se por cima se por baixo, porque não tinha ângulo de visão para tanto no sítio onde fiquei.

07:44 – Aha! Cagadeiras! Nota mental: entrar em modo noite do arraial académico. Para quem nunca foi à Queima das Fitas do Porto, é terça-feira depois do cortejo. No meu tempo a Queima era no Palácio de Cristal e eu fazia o possível para não ter que ir à casa de banho: a visão daquelas casas de banho dava-me calafrios!

Moral da história: ia 5 vezes à casa de banho no “Piolho” antes de rumar ao Palácio! E funcionava! Diga-se que era esforço de uma só noite, porque eu só ficava tanto tempo na terça-feira. E mesmo assim só porque havia Quim Barreiros e porque era um péssimo dia para levar o carro para o Porto.

No outro dia... vinha “cedo” de autocarro! “Cedo” tanto podia ser no autocarro das 7:00 ou 7:30 como no do meio-dia depois de um pequeno-almoço no Piolho com estudantes sóbrios, bêbedos, bons ou maus conversadores e as prostitutas que faziam aquela zona e tomavam cafézinho ao nosso lado.


07:53 – Diabo, isto está a demorar! Se não paro de admirar a natureza, bem que fico deste lado! Joaninha, como é que os teus sapatinhos se iam portar aqui nesta estrada de paralelos?

Isto é a estrada que passa ao lado da Alfândega. À tarde não se via o alcatrão: estava a estrada cheia de povo!
07:57 – Diz o relógio da Breitling! E eu passo pela zona VIP, onde de facto se devia ver muito (mas creio que não tudo). A outra foto mostra a torre Red Bull.

08:08 – A protecção civil e um cãzinho apressado .


08:11 – O Palácio da Bolsa / igreja de S. Francisco ainda sem povo. Pudera! Nem todos andam na rua a esta hora!

Fica ainda a vista de um “coiso” da Red Bull completamente erecto, do mercado Ferreira Borges (ainda sem povo) e de uma placa com publicidade ao vinho do Porto. Começam a ver porque é que demorei tanto tempo, certo?

08:18 – Fim do túnel da Ribeira à vista. E Gaia é mesmo ali!

08:22 – Vitória!!! Estou a entrar na ponte!!!

(Continua)

5 comentários:

Krippmeister disse...

Esta moça... encontra qualquer objecto fálico e perde-se logo. Havias de ir ver o obelisco em washington, ou a coluna da trajano em Roma.

As fotos estão fixes, isso é que foi clicar no botão.

Abobrinha disse...

Herr Krippmeister

Estiveste bem nos objectos fálicos!

Perdeste uns pontos no clicar no botão: se tinhas dito dar ao dedo marcavas mais qualquer coisinha no "badalhocómetro".

Mas não se pode ir a todas! Ou pode???

Krippmeister disse...

Pode e deve. Estive aquém... a próxima será melhor :-)

Abobrinha disse...

Herr Krippmeister

Não me esqueço dessa promessa ;-)

Joaninha disse...

Abobrinha,

Coitadinhos dos meus sapatinhos nessa estrada de paralelo terrivel!