segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Red Bull air race Porto e Gaia parte 4- A verdadeira corrida

13:26 - Há um sururu e de repente uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii... passa um avião todo nervoso por lá fora!!!! No sítio onde estou ele tem que dar a cabeça ao "air gate", por isso vejo as tripas ao avião.


E depois o sobressalto: oh, não! Ele vai bater na ponte!! Mas... vuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuum!!! Faz um loop perfeito e volta para trás! E lá vai ele todo nervoso de novo! E vê-se o rasto de fumo do outro lado!


E depois uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii lá vem ele outra vez! Ai a ponte! E lá se safa a desgraçada de novo! Vira-se um "lá tinha o Eiffel que a construir de novo". Aí esclareço: o Eifell fez a D. Maria, a antiga ferroviária que acho que não está a fazer nada de momento. Mas é linda! Não sei quem fez a D. Luís, mas já soube.


E pronto! Quando tal vem outro! E outro! E outro! E eu rapidamente chego à conclusão que é melhor deixar-me de fotos porque os desgraçados andam muito depressa e eu não tenho máquina nem talento para acompanhar! E estou com pouca bateria.
As que deixo é mesmo por descargo de consciência, mas há montes muito melhores na net. Talvez picando na montagem se veja alguma coisa de jeito (teve que ser assim, por causa de diminuir o número de imagens e a resolução).


Esta não ficou muito mal! Mas não mostra o que vi de modo nenhum! Dito isto, nenhuma mostra!

A pedido de várias famílias, uma jeitosa. Não sei se seria nortenha, porque os sotaques pareciam-me muito equilibrados. Mas obviamente não trazia chapéu!

E ainda as famosas taínhas! É cada tubarão!!!



Correram inicialmente 12 marmanjos. Depois foram eliminados 4 e correram os 8 sobrantes.

14:07 - Intervalo. Quer dizer, da competição! Entram os jactos da Breitling, de que não tenho fotos. Fiz vídeos, mas não sei partilhá-los. Nem interessa: não daria para mostrar o que aqueles malucos fizeram! LINDO!!

14:32 - Acabou a exibição dos Breitling e começa a prova dos 8 apurados. Estou de novo farta de aviões, mas tirei umas coisas com o zoom. Claro que com o gás que aqueles desgraçados iam, a maioria das fotos apanhou um rasto de parafina queimada!


Pontaria do carago, apanhei o vencedor mesmo a jeito! Foi nesta altura que comecei a ver onde se controlava o tempo. E também nesta altura reparei que havia um "abobrinha": um piloto meio francês meio russo, o Nicolas Ivanoff, da equipa 300SR, com uma pintura parecida com as cores deste blogue. Tinha que ser exótico!

14:44 - Uma exibição de um helicóptero e uns meninos da Força Aérea Portuguesa que desceram numas cordinhas para a primeira plataforma e sairam rapidissimamente de lá para fora. Também não tenho fotos: só vídeo.

Perdi-me com o tempo, mas já estava um bocadinho para o derretida! E ainda nem sabia que parte era literal: tinha queimado as costas porque não cheguei lá com o protector solar e ainda não tinha dado conta! Não sei bem a que horas acabou a corrida e reparei agora que não anotei o tempo do vencedor. Mas nessa altura também já me pareciam todos iguais!


17:12 - O pessoal começou a desmobilizar. Fazem bem: preciso de esticar as pernas! Refira-se que entretanto passei para a 1ª fila!!! Leia-se: ia malhando ao rio! Os três vencedores aproximam-se da margem de Gaia vindos da freguesia de Massarelos: as coisas que eu aprendi ao ouvir o apresentador (que de resto não ouvi durante a prova. Quer-me parecer que não perdo grande coisa). Eu registei não só a chegada como a entrega dos prémios.


A entrega dos prémios registei com alguma dificuldade porque... sou pequenina!




17:26 - Desmobilização! Alto! Quero ir à casa de banho! Destinho: Pizza Hut!


Ah, e tal, só podem ir à casa de banho clientes. Acho muito bem, mas estou aflitinha. Vai daí: "sabe, eu até estou na fila, mas estou aflitinha e tenho que ir já". Pois claro que posso entrar: pedi com tanta piedade!


E ainda ganhei um bónus: o "emplastro" a pedir moedas e a celebrar a estupidez de quem goza com um indivíduo com um atrasinho. Mas é assim! E eu não fui melhor: tirei uma foto e nem moeda lhe dei (tinha deixado a carteira com os meus amigos, mas também não daria!).


17:49 - Ainda ali estou , porra! Uma última foto ao lixo e fico sem bateria!



Estranhamente chegou-se bem a casa!


Amanhã é dia de trabalho. À noite vou tentar colocar a galeria de bocas e cenas tristes.


SMOKE OOOOOOOOOOOOOOON!!!

Para o ano há mais. Mas para o ano acho que vou a pagantes!

18 comentários:

Abobrinha disse...

Aviso à navegação: a 5ª e última parte vai para o ar amanhã e consiste das bocas e diversos.

Vou ver se encontro a notícia (????) em que os grunhos do Bloco de Esquerda estavam contra porque não sei o quê e não sei quê e que produzia muito barulho e não sei quê do ambiente e muito CO2.

Completamente de acordo: alguns bloquistas de esquerda têm o mesmo efeito! Bora pisá-los! Alguns são boas pessoas, por isso faz-se alguma seleção natural!

Há cada um!!!

Krippmeister disse...

O bloco de esquerda estava contra por causa do barulho? É pena que por cá também não tenham essa preocupação quando se pôe na porra dos carros de campanha a tocar aquelas músicas de intervenção de há 50 anos e a fazer um cagarim do cara*** aos fins de semana.

SMOKE ON! ...podia ser o lema do Bob Marley.

Anónimo disse...

Já não era sem tempo, finalmente os (ben)ditos aviões e um rabiosque duma garina p'ra alegrar a malta (nota de 0 a 10: 7,5).
Não me digas que o pessoal do BE passou por lá só para fazer barulho e não viu o espectáculo?
Essa malta é pior que as formigas, estão por todo o lado.
JPVale

Abobrinha disse...

Herr Krippmeister

O Bloco de Esquerda, de facto, não tem autoridade moral para reclamar do barulho (daí, nem de mais de metade do que reclamam, mas isso nunca os impediu!).

Especialmente porque só refilaram pelo prazer de se ouvir falar. Culpa teve quem lhes deu voz! Há jornalistas muito totós! Ou manipuláveis, porque esta gente tem meios para se fazer ouvir e há quem não tenha ainda aprendido!

Abobrinha disse...

JP

Os do bloco de esquerda são loucos mas nem tanto. E daí, eu realmente pareceu-me ver umas coisas a cair ao rio!

Joaninha disse...

Epá, pelo amor da santa, ou das joaninhas sagradas (caso se adira á blinologia) tudo menos bloquistas!!
Esse gajos são para matar primeiro e perguntar depois...

Joaninha disse...

Abobrinha,
A ponte D Luis foi projectada pelo Sr Teofilo Seyrig socio do Eiffel e inaugurada a 21/10/1886 (Fonte wikipedia) assim não tens de ir procurar.

Abobrinha disse...

Joaninha

Tenho alguns amigos bloguistas. Curiosamente funcionários públicos, aspirantes a, ou furibundos por não o serem. Boa gente, mas um pouco com a moral de esquerda e/ou uma inocência em pensarem que são assim tão bons como pensam ou que todos são tão bons assim! E (claro!!!) completamente anti-patronato! Um bocado recessos em certas coisas, apesar de em outras serem extremamente arejados. Paradoxais, portanto! Possivelmente o motivo por que me dou bem com essa gente!

E convencidos que eu sou de direita. E os de direita convencidos que eu sou de extrema-esquerda. E é verdade, mas também não é e vice-versa. Na realidade não sei politicamente onde me situo. Possivelmente em lado nenhum!

Agora vou largar uma bomba: os únicos partidos onde me filiaria seriam o BE ou o PNR!!! Ou ambos! Isso merece um ou vários posts, mas um tempito de pesquisa (que não tenho tido tempo).

Eu sabia que o Eiffel estava envolvido na ponte D. Luís, mas não sabia até que ponto. Grazzie very much: a wikipédia é muito útil. Que o diga o Luís Filipe Meneses!

Joaninha disse...

Abobrinha sua maluca,

Quero esse comentário muito bem explicadinho. Se te filias no BE dás-me desgosto :(

Krippmeister disse...

Bem, se te filiares no bloco de esquerda, pelo menos promete-me que não vais aderir à política partidária da higiene intima intelectualmente negligenciada.

Abobrinha disse...

Herr Krippmeister

Estou a ver que tiveste umas namoradas estranhas!

Não te preocupes que no Norte sabemos perfeitamente cuidar da higiene: chove com frequência e de vez em quando vamos tomar banho ao rio, com as taínhas!

Abobrinha disse...

Joaninha

Eu disse no BE e no PNR. Não expliquei foi porquê. Estou a ver que tenho que fazer a minha pesquisa rapidamente, senão arrisco-me a ficar com má fama!

Joaninha disse...

Abobrinha,

Tens de fazer a pesquiza muuuuito rapidamente.
Uma afirmação dessas é grave!!

Tens uma bota complicada para descalçar!!!

Anónimo disse...

Santa ignorância. Como os portugueses gostam de falar mal de tudo. mesmo do que não sabem...

Não foi o BE que fez barulho! e não foi por causa do barulho!...

Foi um grupo de cidadãos e crianças da freguesia de S. Nicolau que se juntaram para se divertirem numa corrida de aviões de papel reciclado.

Uma corrida sem barulho, sem poluição e sem publicidade, mas com muita imaginação, convívio e boa disposição! ;) Que é coisa que cada vez mais falta ao pessoal, porque é mais cómodo "comer" o que nos põem no prato...

Abobrinha disse...

José Santos

Benvindo ao meu blogue, apesar de estar a comentar um post com ANO E MEIO e outra corrida Red Bull Air Race decorrida e entrar a matar a chamar-me ignorante! Lembro-me que li a notícia na altura, mas agora é tarde para a ir procurar.

Mas isto é um blogue bem disposto, por isso não interessa. Volte sempre!

Anónimo disse...

Abobrinha
volto concerteza

Eu não lhe chamei ignorante... a carapuça enfia-a quem quiser!

A notícia ao evento "grunhoso" a que se refere está aqui:
http://casadahorta.pegada.net/entrada/?p=92

também saíu no Publico e no JN

Abobrinha disse...

José Santos

Contra teimoso, teimoso e meio. Mas teimoso com argumentos dá mais piada:

"Os secretariados do Bloco de Esquerda do Porto e Gaia alertaram já para os perigos que uma corrida como a Red Bull Air Race implica por ser realizada numa zona densamente habitada e com grande concentração de pessoas.

"Mesmo depois da organização ter abandonado a ideia dos aviões passarem por baixo do tabuleiro inferior da Ponte D. Luís I, a corrida continua a parecer-nos muito arriscada, com aviões a voarem a velocidades superiores a 400 quilómetros em zonas densamente povoadas e com o maior número de sempre de espectadores concentrados nas marginas de cada lado do Douro", consideram.

Em comunicado, Alda Macedo, do BE/Porto, e Alberto Sousa, BE/Gaia, classificam ainda como "perturbadoras" as notícias que referem que a organização "desistiu de pagar o plano distrital de protecção civil, tal como inicialmente acordado".

"Não se trata de um evento do tipo quem quer vai quem não quer fica", alerta o BE, considerando que a Air Race está a perturbar "de forma significativa" a livre circulação das pessoas em cada uma das margens, entre elas, e mesmo nas ruas adjacentes.

Chamam ainda a atenção para o facto de ter sido construída uma pista de aviação com 700 metros no chamado Queimódomo no Parque da Cidade. "Mais asfalto, mais CO2 e a destruição de uma parte do Parque da cidade", lamentam."

Notícia daqui.

Convencido?

Anónimo disse...

Convencidíssimo ;) dou o meu braço a torcer e peço desculpa.

Desconhecia essa notícia, mas desde já subscrevo.

Isto porque na minha opinião não basta dizer que é preciso reduzir a emissão de poluição para a atmosfera... é preciso acima de tudo fazê-lo. Mas quando o dinheiro fala mais alto... Quem paga são as próximas gerações.

Saudações e felicidades para o blog (que vou continuar a visitar)