sexta-feira, 25 de julho de 2008

Pensar muito custa. Pensar para além do óbvio custa ainda mais.

"Portugal é um país onde há a arreigada convicção de que a liberdade é não cumprir as regras"

José Miguel Júdice (suponho que hoje em artigo de opinião no Público, mas confirmo daqui a pouco)

É assim: é verdade e eu tenho dito isto mas com mais palavras. Regras são vistas como opressão e a bandalheira como liberdade. Um país assim tem futuro, não haja dúvida!

Pode ver-se isto como reacção a anos de ditadura... mas se alguém fizer as contas, a democracia nasceu há 34 anos: a minha idade, ou seja, uma vida inteira! Ou seja, como comigo, já é altura de ser adulta e responsável e mãe de filhos. Os filhos da democracia são os cidadãos. Será a democracia estéril ou não quer mesmo ter filhos porque custam muito dinheiro e lhe tiram a liberdade?

Dito isto, não sendo a culpa toda dos políticos, também não é toda dos cidadãos. E há regras que não são razoáveis e por isso não dá vontade de cumprir. E outras que, sendo razoáveis são implementadas de forma pouco razoável e mesmo excessiva o que levanta o fantasma e adjectivo "pidesco". A realidade é mais grave que o "pidesco" (no contexto actual, claro): a realidade é que há uma falta de competência gritante de quem manda e de quem implementa as regras. É contra isso que os filhos da democracia se devem insurgir e chamar as coisas pelos nomes. Porque a ameaça maior à nossa democracia é de momento a incompetência de quem tem grandes responsabilidades.

Quando estiver com paciência faço uma lista de coisas que não funcionam por incompetência mesmo. Entretanto estejam à vontade para as escrever aqui.

2 comentários:

Bizarro disse...

Olá Abobrinha,

Gosto muito da tua faceta rebelde :) Concordo contigo, e como diz um amigo meu, "Portugal é um país em estado selvagem".

Abobrinha disse...

Bizarro

Pois isto sou eu! Não gosto de pensar no óbvio e de repetir o que dizem os outros (a não ser que de facto concorde). Mas sobretudo, não gosto de ser do contra só por ser do contra.

Essa do país em estado selvagem está bem apanhada.

Quanto a mais considerações... estou com preguiça para pensar porque estou de férias e AMANHÃ NÃO VOU TRABALHAR! Não que tenha algo contra o trabalho ou não goste do que faço, mas estou cansada!