quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Gosto muito do Openoffice

Se isto fosse a descambar para a badalhoquice, o tema seria "odeio a Microsoft". Ora é assim mas ao mesmo tempo não é, muito pelo contrário. Mas não quero simplesmente ser do clube dos "odeio o Bill Gates porque sim e porque ele é o anti-cristo": dizer mal por dizer mal é muito pouco construtivo, além de pouco original. Fazer coisas é mais giro (claro que dá mais trabalho, mas nada é perfeito).

O que odeio é ter que pagar uma porra de uma fortuna por uma licença... e depois por outra... e depois por outra! Tenho windows vista porque fui obrigada a comprar com o portátil novo: vinha com a opção windows vista ou windows vista, o que (parecendo que não) limitou à partida a minha liberdade de escolha. A escolha era comprar outra marca (onde a opção seria a mesma) e convenhamos: este país tem muitas qualidades, mas ser grande não é uma delas. O consumidor tem assim à partida menos poder para pressionar no sentido dos seus interesses (com a agravante que a microsoft tem uma posição que poucos têm).

Por mim ter-me-ia ficado pelo windows 2000. Não gosto do XP e já não gostei de mudar do 2000 para o XP, mas também ninguém me perguntou a opinião. Não gostando, achava preferível ainda assim ficar com esse que ser obrigada a mudar para um sistema operativo pesadão e que já se arrasta mais do que o que eu gostaria (apesar dos 2 Gb de RAM). Para quem quer saber, não sou computer geek: só sei o suficiente ou menos para fazer umas coisinhas. E não sei fazer dirty talk de computadores. Deixo isso para quem saiba e quem queira (pode é ficar a falar sozinho, mas isso é outra história).

O meu problema é que tenho uma licença de estudante para um office 2000 que me servia às mil maravilhas. Na altura dei 150 euros ou coisa que o valha por ela, o que achei um abuso mas passou. E sabem que ele não corre bem na máquina nova? Isso foi a gota de água, e obrigou-me a fazer uma coisa que tinha vindo a adiar: descarregar o open office!

http://www.openoffice.org/

Até agora tá-se bem e algumas coisas até são mais catitas que no office do windows. Imagino que o excel (uma aplicação bestial para quase tudo menos gráficos) não seja tão potente no open office, mas para o que faço "domesticamente" deve chegar! Claro que estou à espera de problemas, mesmo porque tenho muito pouco tempo de utilização. Mas foi de borla e 100% legal.

Próximo passo: linux... mas para isso tenho que estar concentrada. Mesmo porque não tenho quem me ensine e oriente. E começar uma coisa do zero é sempre complicado!

7 comentários:

Joaninha disse...

Bom eu até conheço (e muito bem) quem te possa ajudar com o linux, mas terias de assinar um contrato de promessa de te portares muuuuuuuuuuuito bem!!

Krippmeister disse...

Ui! Isto vai ser interessante...

Abobrinha disse...

Herr Krippmeister

A Joaninha está a falar do marido!

Joaninha

Acho os homens casados muito pouco interessantes, na óptica do utilizador. Grazzie. Havemos de falar mais tarde.

Krippmeister disse...

Pois eu sei que estava a falar do marido!

Joaninha disse...

Bom tendo esclarecido esse pormenor, ele é que sabe muito dessa coisa do Linux, até tive o Ubunto instalado lá em casa, aquilo que te posso dizer é que tem muuuuito mais jogos que o windows, mas na realidade não o utilizei muito....

Joaninha disse...

Olha lá Krippmeister, essa cabeça francamente!!!

Abobrinha disse...

Joaninha

Grazzie very much. Hei-de pegar nesse assunto quanto houver tempo (de Inverno, de preferência, que é quando está frio e escuro).

Neste momento tenho que aprender bases de dados (assunto que evitei cuidadosamente até agora por falta de necessidade, mas agora preciso).

Mas sugestões de decoração estás à vontade...