domingo, 12 de agosto de 2007

Porque é que eu me porto mal nos casamentos?

Não entendo: eu até gosto de casamentos! A noiva está sempre linda, a comida é sempre boa, o dia está sempre fantástico (ontem foi uma excepção: estava uma porra) e tenho sempre gosto em aceitar os convites que me fazem.

Contudo, de há um tempo para cá, tenho sido um terror para qualquer organizador de casamentos. A sorte é que normalmente os visados estão ocupados demais a casar e estar apaixonados e a fazer cenas lamentáveis de romantismo como abracinhos e beijinhos. Uns ensaiados, para a fotografia e outros (bem piores) espontâneos! Eeeek!

Todo o dia de casamento começa com uma ida ao cabeleireiro. Coincidência do carago, desta vez acertei com a noiva no cabeleireiro! Moral da história: fui fazendo a reportagem fotográfica (ganhei o hábito de levar a máquina para fotografar o meu lado da coisa e depois dar aos noivos, para que vejam o outro lado do casamento).

O cabeleireiro é um local privilegiado para pôr a leitura em dia. Revistas de fofoquice, claro! Fiquei assim a saber que, em férias, "Mário Soares caminha e Maria Barroso nada". É bom ver que qualquer pessoa pode ser um ex-presidente. Está ao alcance de qualquer um: andar ou nadar! Ser mau jornalista de imprensa cor de rosa também, mas não vamos aqui ser cínicos.

Na igreja não parei quieta e estava sempre a falar e a comentar para o lado coisas que não interessavam muito. Fez-me lembrar... o Jorge Fiel no prós e contras, a comentar com o menino do lado coisas que possivelmente não tinham nada a ver e a deixar o rapaz encabulado. Os meus pais olhavam para mim com ar reprovador a pensar: mas que mal fizemos nós??? A minha irmã estava aquele ar de "eu não te conheço". Os meus sobrinhos, em contrapartida, olhavam para mim divertidos e fazíamos caretas uns aos outros. É bom reconhecer pessoas com a mesma idade mental!

Um dos mistérios nos casamentos a que tenho ido é as horas dos "morfes":

1. Quando se casa às 10:00, compreendo que o almoço seja às 13:00 h. Nessa altura, o que é o aquilo que se come às 15:00? E às 16:00? E às 17:00? E por aí adiante. O que se come às 20:00 é tecnicamente jantar ou ainda o almoço??

2. Um casamento às 11:00 dá almoço ou lanche?

3. Um casamento às 13:00 dá direito a quê? E quando a noiva se atrasa "só" 45 minutos e a missa dura um pouco mais de 1 hora? E quando depois disso ainda se tem que conduzir aí 1 hora até ao sítio dos "morfes"? O objectivo é matar um convidado ou outro de fome para ter desconto na festa? Comigo ia resultando (ai que queda de acúcar!)!

Outro problema de um casamento de manhã: a que horas é suposto uma gaja ir ao cabeleireiro? Daah! Há que pensar nestas coisas!

Um casamento é fixe, e (para os meus lados) os padres são porreiros e fazem rir a malta. Mas a escolha de banda sonora é muito lamechas: Bach, avé marias e outras cenas deprimentes. Se eu casar, entro ao som de Prince "I would die for you/I'm not a woman/I'm not a man/I am something you will never understand"; a parte dos beijinhos é ao som de "Kiss"; o introduzir (ai que lasciva que eu estou) das alianças será ao som dos Doors "this is the end/beautiful friend, the end" (mas acho que não passa a parte edipiana, mesmo porque é muito comprida); e saio ao som de Prince e novo "tonight we're gonna party like it's 1999". E vou de verde, que é bem mais giro!! Ou de pin-up pirata (com tatuagem e tudo, mas falsa!).

Ao contrário do que eu descobri aquando da minha incursão ao deserto, no Norte não somos labregos como alguns mouros: não pomos fitinhas nos carros que vão ao casamento. Phónix, estamos no século XXI!!! E não contem comigo para vestidos de noite e outras merdas que nunca mais vou usar! Decotes, cabelão e maquilhagem tudo bem, mas de resto nem pensem! Aliás, fui ao café abastecer-me de cafeína antes de ir ao casamento e a aparência mais estudada rendeu-me logo um piropo (vou ignorar o facto de o menino que mo dirigiu mandar piropos a tudo quanto ande de saia. Se bem que eu ia de calças, como todos os restantes dias). Ou seja, já valeu a pena!

De resto, os casamentos são sempre excessivos e românticos demais. Safa-me ter uns primos javardos, mas estão casados ou a caminho de, pelo que por vezes perdem qualidades. Nessa altura sobram-me os meus sobrinhos e as minhas primitas mais pequeninas para a javardice (estou a exagerar: os meus primos também são javardos e brincam muito, mas é só para a malta sentir peninha de mim).

O momento mais alegre é mesmo o das sobremesas. Mesmo porque antecede o mais humilhante: o atirar do ramo. Eu ainda tentei ter uma saída à francês, mas fui apanhada. Só estávamos aí 6 gajas naqueles preparos, pelo que disse alto e bom som: ora porra, só somos estas as encalhadas? Saiu-me o tiro pela culatra, porque estavam quase todas de casamento marcado (o que tornou o ritual ainda mais humilhante). Ou seja: a piada saiu à casa! Ao menos a porra do ramo não aterrou para os meus lados, o que me poupou a mais atenção. Por outro lado, tive que gramar os beijos apaixonados (e eu ia jurar que um apalpão no rabo!) entre a gaja que a apanhou o ramo e ficou toda vermelha e o namorado. Valha-nos Deus! Não havia nexexidade!

Outro momento humilhante: dançar. Nunca ouviram dizer que branco não sabe dançar? É a mais pura verdade!!! Mas lá alinhei, matando as miseráveis hipóteses que tinha de engatar alguém (mesmo porque acho que não havia descomprometidos, e se os havia não era nenhum de jeito). Mas ao menos soltei a franga e humilhei os noivos e o resto da minha família, que é bem capaz de nunca mais me convidar para casamento nenhum.

Resta dizer que:

1. Algumas partes (a maioria, para falar verdade) do que aqui está é grandemente exagerado

2. Os casamentos são sempre excessivos e românticos até à naúsea, mas eu gosto deles na mesma e vou de bom grado aos das pessoas que me querem dizer muito. Mas isso não tinha tanta piada escrever, pois não??

3. Os casamentos são caros, dão chatices, dores de cabeça e nem são bons investimentos... mas continuam a ser giros quando se vê que o pessoal se dá bem e vai dar um casal unido. Mas eu tenho uma reputação de anti-romântica e javarda para manter!

20 comentários:

Krippmeister disse...

Eu detesto casamentos. Portanto sempre que me vejo obrigado a ir a algum, tenho o maior prazer em assaltar a mesa das frutas e encher aquela merda de esculturas fálicas feitas principalmente de bananas e maçãs estrategicamente colocadas. Experimenta, é sempre divertido ver quem fica escandalizado e passa o resto do tempo a tentar encobrir a cena. Hehehehe

Abobrinha disse...

Eu gosto de casamentos, mas na volta não teria menos piada fazer esculturas fálicas!

Azar do carago não me lembrei disso. E a fruta estava toda partidinha: era muito chique.

Abobrinha disse...

Mmmmm... pensando bem, também não havia bananas... isso terá implicações na felicidade conjugal da minha prima??

Abobrinha disse...

Também não tinha arroz, quando eu tinha dito que tinha o arroz pago...

Krippmeister disse...

Não faz mal, quando não há arroz manda-se batatas! Cruas de preferência.

Abobrinha disse...

Estou a ver que és um perigo nos casamentos.

Mudei de ideias: eu sou uma santa nos casamentos!

Krippmeister disse...

Em outubro tenho um a que não me vou poder escapar, sou o padrinho. Vou ter que andar de fatinho... ghhhhhh

Anónimo disse...

depois do seu/de cada um, todos são muito chatinhos e iguais, adoraria ver coisas diferentes, como: gosto de rituais , dizem que os casorios judeus são interessantes, tem cadeiras no ar.. dança, gritos.. e os ortodoxos, uma beleza, aqueles cantigos .. na Bulgaria por exemplo, na Rússia.. ai, lindo.. !!!:)))))

mas, sei não!! este contrato tem umas letrinhas miuditas que nunca mais assino um, cruzes!
tam pis, c´est trop bavarde!!!!
por isso casamento basta um et c´est fini.
No meu, prá variar subverti muiiito a ordem das coisas, queria casar de calça comprida, algo prático, minha sogra ia me matarrr...
mas casei de vestido, e nunca mais usei a merdinha do vestido, hum.
piada. casei numa 5ª feira santa, com a igreja vestindo os santos de lilás... o padre não queria, afinal a lua de mel seria na sexta feira santa! porque não pode? !

Abobrinha disse...

Herr Krippmeister

Não te conheço de lado nenhum, mas não me pareces bem o tipo de andar de fatinho. Pareces-me mais o tipo do meu cunhado, que em pleno altar deu um chuto na cauda do vestido da minha irmã porque estava a estorvar (porque é que a malta não casa de calças de ganga??).

Além de ter levado as alianças no bolso do casaco. O meu pai só abanava com a cabeça! E isso para não falar no javardo do padre que pôs toda a gente a rir!

Dito isso, um menino com olhos de gato não pode ficar mal de fato! A sorte é que não é como os casamentos "bifes" em que o padrinho tem que fazer um discurso!! Mas até acho que tinhas dotes de oratória para fazer toda a gente rir! Mas posso-me enganar: podes ter a vozinha fininha, por exemplo (o que não tem mal nenhum: o Nuno Guerreiro e o Ricardo também têm e são boas pessoas).

Abobrinha disse...

Raiodesol

Um amigo meu, deseperado pelo arroz que nunca mais vinha porque se estavam a tirar as intermináveis fotos, teve o seguinte desabafo: "Porra, quando for eu a casar é casar e cama!!".

Isto foi há mesmo muitos anos e ainda éramos suficientemente inocentes para pensar que a malta aguentava até... bem, até ao... quer dizer... never mind!!

Acho que entendi a preocupação do padre. Mas, quer dizer: daaah! Casamento é mesmo para pecar! Convém! Uns amigos meus queriam ir a Roma a uma audiência com o Papa como lua-de-mel. Ao que eu disse: lua de mel é para pensar em pecado, não em salvação".

Krippmeister disse...

O nuno guerreiro é bicha, portanto a ele serve-lhe a voz fininha. A minha voz é normal... Se quiseres ouvir vai ao post "F***-SE MIX" nos arquivos de Janeiro. Eu sou a voz masculina que se ouve na música.

Também me podes ouvir neste short 3d que fiz para um projecto académico. O som tá uma merda, ainda não acabei de refazer o filme para ficar como eu queria. A seu tempo...

Quanto ao fatinho tens razão. Detesto andar de fatinho muito por culpa das calças com bolsos verticais, que acho que são um dos flagelos dos dois ultimos séculos. Até hoje só usei fato em casamentos e em arbitragens de campeonatos de Taekwondo, fora isso o mais próximo que tive de um fato foi na foto para o portfolio, onde tou de blazer. Check it out aqui

Abobrinha disse...

Herr Krippmeister

Adoro a voz do Nuno Guerreiro. Se ele é bicha a diferença que me faz é nenhuma: não tenciono comê-lo e sempre podemos ir às compras, falar de gajos e ainda me pode ajudar com a decoração da casa (se bem que de momento um machão que me ajudasse a pintá-la não fosse pior!).

Vi o teu portfólio e achei o máximo. Porque é que achas que te encomendei a ilustração das fufas? Não sei se fiquei mais impressionada pelo 2D ou pelo 3D, mas está aberto o debate. A foto de abertura do portfólio está o máximo, tanto pela perspectiva como pela "farpela", mas o sorriso na nuca dá-lhe aquele toque especial!

O resto dos links... não abrem nada. Ou a minha ligação é uma porra (o que é defensável). Mas eu acredito em ti!

Taekwondo?? Uau! Acho que já te disse que fiz (fraca figura no) Taekwondo 3 meses. Mas vi coisas verdadeiramente impressionantes lá! Agora queria retomar o ioga e o windsurf e experimentar danças orientais e surf... mas não queria largar a piscina... mas não se pode fazer tudo, pois não? Suspiiiiro... o dia devia ter 48 horas!

Resumindo e baralhando: acho que vais ficar catita de fato! Mas quero uma foto!

Abobrinha disse...

Herr Krippmeister

Tens trabalhos teus e fotos por vários sítios na net. Eu tenho umas coisas nos meus outros... 4 blogues! Yup! Que tenho descurado porque tenho vindo mais a este! Estranhamente, alguns deles são a pender para o artístico, embora não seja a minha especialidade (ainda?).

Num outro blogue há uma foto em que se vêem os meus (ahem) argumentos de venda, mas a foto não lhes faz juz e o meu cabelo está muito mau. Além de que foi tirada à falsa fé! E não, não é NADA do que estás a pensar. Se eu acrescentar que estava muita gente presente, ainda ficas mais confuso, mas nem por isso mais esclarecido! O que torna a coisa ainda mais engraçada!

Krippmeister disse...

Pois, os links do "3d" e do "design" abrem PDFs, pelo que demoram um bocadinho a carregar. O do short 3d é um quicktime, e demora um bocado mais, sobretudo com ligações mais lentas. Se tiveres paciência dá-lhe tempo.

E cadê os links para esses blogs? Não garanto que lá deixe ocmentários, mas quero cuscar nas fotos :-)

Abobrinha disse...

Filhinho, esses blogues têm uma informação preciosa que não é para qualquer um: o meu nome!!!! É preciso merecer, e mesmo assim não é garantido! Só há uma pessoa a saber o meu nome!

Nada neste blogue ou no Roupa para Lavar dá indicação para os outros! É como se eu fosse esquizofrénica. Ou como (não sei se te lembras) o Bananaman: "... he leads an amazing double life... and when Eric eats a banana, he becomes Bananaman!!".

Eu sou facilmente identificável e de uma comunidade relativamente pequena (o número de habitantes é considerável, mas a comunidade continua pequena porque a maioria do pessoal se conhece ou conhece quem conheça), pelo que estas conversas são confidenciais. Eu sou quase uma figura pública na minha terrinha, pelo que não convém que se saiba! Para vers, nem a minha irmã (que sabe muito de mim) conhece esta minha faceta!

E a foto é fraquinha e nem dá para adivinhar sequer a minha cara, por isso não estejas com pena.

Diga-se que os meus outros blogues quase não têm comentários, mas são visitados mais ou menos regularmente por uma comunidade simpática mas muito localizada no Porto e na minha terrinha.

Mas estás curioso...

Abobrinha disse...

Não, definitivamente o short3D não abre. Pode dar-se o caso de eu não ter o quicktime... mas não vou verificar isso hoje.

Abobrinha disse...

Herr Krippmeister... e põe Meister nisso!!!

Eu já tinha gostado do monstrinho só em figura, mas o filme está genial! Mas olha que o monstrinho que ele desenhou no fim até tinha um ar saudável e simpático! Agora é que não sei se te mostre mesmo os meus outros (afinal são 5) blogues! Não é que tenha nada a ver, mas corava de vergonha se lá fosses pôr um comentário: é outra liga!! Nem sequer é a mesma modalidade!

O f***-se mix está um pouco conceptual: eu teria uma galeria mais vasta de asneiras, apesar de não as usar muitas vezes (e muitos mais décibeis, para não falar no esbracejar)! E nem sou funcionária pública! Mas para principiante está aceitável!

Confirma-se que não podes cantar na ala dos namorados. Mas não é um defeito: tens mesmo voz de macho. Mesmo macho! E só um niquinho de sotaque aí de baixo. A minha voz fica estranha gravada (ou soa-me estranha, porque estou habituada a ouvir a coisa de outra perspectiva).

Vi também a tua foto de bebé e tanto tu como o teu mano eram uma doçura. OK, o penteado não estava XPTO, mas algo me diz que a tua mãe estava assim a modos que com desejos de uma menina (a minha avó também teve 7 meninos, mas preferia assim). E eram os anos 70, não te esqueças. Eu tenho vários penteados lamentáveis também, não te preocupes: é que aos anos 70 seguiram-se os 80... e a moda não melhorou grande coisa!

Olha a diferença que descarregar o quick time fez!!

Krippmeister disse...

Gostaste do short? É como te disse, o som tá uma merda, mas há planos para melhorar. A animação também tem uns defeitos que já estão a ser tratados, com a adição de uns adereços para preencher um bocadinho o cenário. De resto so vai ter mais diferenças a nível da iluminação e texturas. Hummm, pensando bem vai mudar quase tudo :-) O monstrinho final tem um sorriso um bocado parvo, mas de resto parece que é bom rapaz.

Aparentemente a minha mãe tanto desejou uma menina que me deu um penteado à Bee Gees. Acho que se não fosse pela alopécia teria rapado o cabelo de qualquer maneira com o trauma. Mas tens razão, os penteados dos 80s não eram muito melhores.

Bem, estou a ficar curioso em relação aos outros blogs, mas isso é culpa tua. Logo decidirás se queres ou não largar o krippmeister lá no meio.

Abobrinha disse...

Herr Krippmeister

O único problema do monstrinho do final é ser bom rapaz: os bons rapazes não querem nada comigo.

Não culpes a tua mãe por má moda!

Em relação ao resto, aviso-te já que não tem nada a ver com as tuas coisas: não é do mesmo campeonato, da mesma liga nem mesmo da mesma modalidade! Contudo...

Krippmeister disse...

Esses blogs não têm portanto nada a ver comigo? Óptimo, parecem-me interessantes :-)