domingo, 2 de março de 2008

Fantasporto 2008 - parte 1

Meus amigos, a maioria dos quais em Lisboa e mais a sul. Estamos em pleno Fantasporto! E o que é o Fantasporto? O Fantasporto é o festival de cinema fantástico do Porto: zombies, vampiros, sangue, massacres com moto-serras e montes de cinema alternativo e algum mais comercial. Com todas as vicissitudes do cinema alternativo.

Este é o primeiro do que eu creio ser uma série de posts acerca do Fantas.

O site do Fantasporto não é grande coisa e está aqui. A sala principal é o grande auditório do Rivoli, que é linda! Desalojaram de lá temporariamente o La Féria e o Música no Coração (que ainda não fui ver mas tenciono) para estender um tapete vermelho da entrada à praça D. João V, onde tem agora uma barraquinha com os patrocinadores. Incluindo o carro com o alarme mais original dos últimos tempos.

Destaco ainda o patrocínio da TMN e a possibilidade de os cidadãos mais civilizados poderem concorrer com uma curta-metragem gravada com um telemóvel, como diz aqui ou aqui. As regras dizem explicitamente "convida os teus amigos a votarem no teu filme", o que pressupõe que isso é não só permitido como incentivado. Votar e ter amigos. A ressalva de estar este concurso reservado a pessoas civilizadas é porque algumas criaturas de Deus não têm máquina de filmar no telemóvel. Como uma certa Abóbora (ou courgette) que eu cá conheço e que tem um blogue onde não se aprende nada!

Entrando pelo Rivoli dentro vê-se uma projeção no chão com o que parecem umas inocentes cápsulas de Super Bock (outro patrocinador). Mas nem tudo é aquilo que parece: quando um cristão se coloca na área da projecção as caricas ganham 4 patinhas de aranha e vão direitinhas a nós (acho que também se dirigem a ateus). O instinto ou é fugir ou pisar. No último caso a aranha fica esborrachada e sangra. Um olhar mais atento revela que o tecto não só tem um projector como uma câmara / sensor de movimento que identifica a posição da pessoa e o pisar da aranha. Espertos! Mas evito aquilo: mete-me impressão a aranha a perseguir-me!

O segundo verdadeiro momento Fantas deu-se quando estava a conversar com uns amigos à espera do filme e ouço um real grito de terror que silenciou toda a entrada do Rivoli. O grito era de uma moça que não se apercebeu de que um actor se aproximou dela de mansinho. O que não teria mal nenhum se eles não estivesse vestido com uma roupa de napa com umas fivelas, umas botifarras tipo de tropa, um gorro que só lhe deixava ver os olhos perturbados e tinha um fecho na boca, uma luvas de napa, uma fouce de cabo comprido (não sei se o nome técnico era mesmo fouce) e com restos de sangue e umas cicatrizes ainda com sangue nos braços. De facto, se o fato não dissesse TMN, eu seria capaz de ter mesmo medo!

A moça escondeu-se atrás do amigo e eu tenho que confessar que eu mesma teria tido essa reacção se fosse comigo. Como não foi, ri-me que nem uma perdida! À cautela fui sempre marcando a posição do rapazinho, a ver se a próxima a mandar um berro não era eu. Mas o tipo tinha jeito: andava muito de mansinho, arrastava a fouce pelo chão de modo a fazer um ruído irritante, sinistro e metálico e olhava para as pessoas como se quisesse cortar-lhes o pescoço! Muito bom!

Daqui a um tempo tenciono escrever mais posts sobre o Fantas. Quem puder que vá ver, que vale a pena!

8 comentários:

joshua disse...

Gosto do Fantas! Fui sempre ao Fantas! A Fanta não partocina o Fantas pois não!

Mas ficava-lhe bem!

PALAVROSSAVRVS REX

Bizarro disse...

Tenho que ver se vou ver.

Abobrinha disse...

Joshua

Não, só a Super Bock. Dito isto, Fanta é horrível, por isso fazia sentido!

Abobrinha disse...

Bizarro

O Fantas é mesmo só no Porto. O mais a sul que vai é algumas sessões em Aveiro. Não é para todos: é só para quem gosta.

Agora tenho que apontar para um filme de sangue, assassinos de moto-serra, vampiros ou zombies. Tenho MESMO que ver um de zombies. De preferência sul-coreano, que por norma são ridículos mas têm muito sangue!

Bizarro disse...

abobrinha,

eu sei onde é o fantas porto, já o fui ver uma vez. No ano em que o 28 Days later ganhou. Sou grande aficcionado de cinema, principalmente fantastico :)

Vou promover um fantasboa, é fanta e é boa :)

Abobrinha disse...

Bizarro

Eu queria ter visto esse filme, mas na altura passou tardíssimo e eu não pude ir. Até hoje ainda não o vi! Miserável, não achas?

Abobrinha disse...

Tens futuro como criativo da Fanta!

Bizarro disse...

Eu tenho o filme em xvid :) Está bem realizado, e tem interpretações boas, se bem que a história é completamente ripada do resident evil, mas o 28 days later é de longe superior. Foi um justo vencedor.