segunda-feira, 17 de março de 2008

A maneira mais segura de prever o tempo

Há quem veja o boletim metereológico (quer versão meninas da meteorologia quer Anthímio de Azevedo).

A minha avó olhava para as núvens e já sabia se vinha chuva ou não nos próximos tempos. Tinha também uma série de ditos populares que iam acertando. Um deles era qualquer coisa como "quando a candelária ri, está o Inverno a vir", que era não sei o quê da Nossa Senhora das Candeias aqui perto (e ela riu-se com os dentes todos este ano).

Quando fazia windsurf consultava o windguru (que falhava 2/3 das vezes, mas não estou a ver em que é que isso é relevante).

A maneira mais segura, contudo, de saber que tempo fará é ligar para a Abobrinha de manhã e perguntar: diz lá o que vais vestir hoje! E não tem nada que ver com moda!

Se eu escolher vestir botas, calça de ganga e uma camisola grossa, vai estar quente e solarengo e eu vou assar.

Se a escolha recarir sobre sapatos de salto alto, calças, camisola decotada e um casaquinho por via das dúvidas, vai estar nublado, um pouco para o frio e eu vou bater o dente.

Se a indumentária do dia consistir de sapatinhos, blusa de seda semi-transparente, calça fina e um casaquito não muito quente vai chover calhaus e estar frio. Os meus pés vão congelar várias vezes ao longo do dia, mas eu serei teimosa demais para ir a casa trocar de roupa e terei que trabalhar de casaco de fazenda vestido, o que dá ar de malandra (antes ter ar de malandra que ter frio!).

Portanto já sabem: quando eu vier trabalhar de calção curto e camisola de alcinha, preparem-se para um tornado ou mesmo o maior nevão da História! É certinho!

9 comentários:

Anónimo disse...

ahahahahah!!!!!!!!!!!!!!!!
Ass:rds

Nuno Baptista Coelho disse...

Por acaso não queres postar as fotografias das tuas últimas férias na neve? Considerando essa tua pecha, estou certo que a indumentária que escolheste eriqueceria consideravelmente o imaginário de muitos leitores...

Abobrinha disse...

Raiodesol

Benvinda de volta!

Abobrinha disse...

Nuno

Digo o mesmo: andas desaparecido!

Eu até mandava fotos das minhas férias na neve se não fossem dois pequenos problemas: não quero postar fotos com a minha tromba e nunca fui de férias à neve. Se eu for agasalhada podem crer que aquilo descongela tudo!

Em todo o caso, o enguiço parece ter-se quebrado ontem: hoje estou mais ou menos protegida do frio e está só mais ou menos frio (e está um solzinho glorioso). Não estou convencida que não tenha coincidido com a minha visita-relâmpado a Lisboa, onde deixei a chuva e o tempo instável (ontem tanto choveu com esteve um tempo lindo).

Anónimo disse...

Não comas muiiittooo.. ! no domingo!das 19:11.

Anónimo disse...

jeans claro, camisola de seda lilás forte, e sapatos pretos ou botas cinza! vc vai ficar muito bem, e um casaco preto ou branco à mão, para eventuais "tempestades".!
:)
Vais ficar muito bem ao meu lado! rsrs

Abobrinha disse...

Anónimo 1

Percebi a parte do não comer muito.. o resto não deu para entender, lamento!

O que é que tem o domingo e o 19:11???

Abobrinha disse...

Anónimo 2 (ou é o mesmo?)

Mmmm...

"jeans claro" tenho

"camisola de seda lilás forte" nem pensar!

"sapatos pretos" tenho muitos

"botas cinza" não tenho

"vc vai ficar muito bem" quem é bonito fica sempre bem

"um casaco preto ou branco à mão" mmm... tenho

"Vais ficar muito bem ao meu lado" Não posso! Já disse ao anónimo das 13:24 que ia ficar bem ao pé dele!

Dito isto, se o anónimo 2 for o Luís Onofre, eu desmarco!

Rui leprechaun disse...

Teimosa e inflexível?! Que Abobrinha temível! :)

Ora bem, matulões não faltam por aqui... e a menina não prefere um guri?! ;)

Pois eu ralo-me pouco com o tempo, posso sair quando me apetecer ou ficar em casa se quiser. Também, pouco ligo ao meu guarda roupa, desde que sirva veste-se... seja lá o que for... e não se despe! :P