domingo, 8 de julho de 2007

Viva o voleibol!!!

Comecei a escrever esta entrada nem sei bem há quanto tempo, mas estávamos a perder 2-1 com a Espanha na final da liga europeia em voleibol. Mas pela parte que me toca, éramos campeões. Neste momento estamos no 4º set, a ganhar 13-19, mas NADA é garantido. Não sei a que hora vai acabar o jogo (nem eu nem ninguém!) nem como vai acabar (está 13-20). Mas se sempre gostei de voleibol, agora estou a relembrar porquê.

Desde que joguei, quando tinha aí 15 anos, as regras mudaram e ainda não sei as regras todas depois dessa mudança. Que não haja ilusões: eu era muito má jogadora, numa equipa mesmo (mas mesmo!) muito má! Estranhamente ainda conseguia haver uma mocinha pior que eu! Não sei como era possível! Eu sou muito má a (17-21) desporto! E dana-me toda que aos putos agora entre a nota de Educação Física (19-21, porra!) para (19-22, bolas!) a média. (19-23) Ora eu chumbaria ou pelo menos não entraria na Faculdade (19-24... 19-25!!! Yes!!! O 4º set é nosso! Agora decide-se o jogo na “negra”: o 5º set).

Dito isto, detestava jogar quase tudo menos voleibol nas aulas de Educação Física (era especialista a andar a polir esquinas, mas a competição era cerrada!)! No volei, estranhamente e apesar da minha auto-proclamada mediocridade, eu brilhava na minha turma entre as meninas! É verdade: apesar dos meus pés de chumbo e baixa estatura (nunca na porca da vida fiz um bloco porque não tenho impulsão nenhuma), as minhas colegas de turma eram ainda piores que eu! E não sei bem como, enquadrava-me bem a jogar com o resto do pessoal. Tinha um serviço sofrível e de vez em quando fazia um quase em suspensão, o que impressionava ligeiramente. Lá está: em terra de cegos...

Ena! Começamos o 5º set com um ás! Engraçado, mas quando eu jogava não se podia fazer o que o menino fez, que foi raspar na rede na bola de serviço. É cada estouro!

Porque é que eu gosto de volei? Por tudo: é um jogo equilibradíssimo, as equipas não entram em contacto físico, o árbitro raramente pode fazer asneira, dá para interromper para conversar e beber um copito, todos têm que dominar quase todos os aspectos do jogo, todos têm que jogar mesmo (o oposto é um jogador açambarcar a bola), joga-se de princípio a fim e acaba quando acabar (5-5) e não quando o árbitro decidir!

Estranhamente, o jogo está a passar na futebol TV... perdão, na SportTV. O que só se explica, naturalmente, por não haver futebol e por a copa américa estar desfasada uns fusos horários.

Ora porra, está 9-9!! Isto está renhidíssimo! É o que eu digo: não sei quem vai ganhar, mas por mim já somos campeões! Independentemente do resultado final! Os nossos jogadores são mais bonitos. Ou então é o preto com as risquinhas discretas que contrasta com a camisola branca e calção vermelho dos espanhois. Acho que as camisolas e calções dos nossos também são mais justinhas, o que realça a elegância do corpo dos jogadores. Ora bolas, estamos em desvantagem 12-11.

É um jogo elegante em si: os jogadores são elegantes e têm um corpo musculado por todo de um modo muito harmonioso, os movimentos são elegantes, as regras são elegantes, os sinais que eles fazem por detrás das costas e o modo como se posicionam à espera da bola é de uma elegância despreocupada! Para os fotógrafos desportivos, deve ser um jogo extraordinário, porque deve ser impossível tirar uma foto má! Até a porra da bola é bonita! O volei feminino consegue ser mais sexy ainda, mas isso já é outra história.

Está 15-15... os nossos estão desconcentrados...

Ora bolas... perdemos... no 5º set ficou 20-18! Foi à justa! Falharam pontos que não deviam ter falhado no último set! Mas mantenho o que disse: para mim somos campeões! Em contrapartida os nossos são bem mais giros. Se bem que o treinador deles é um italiano lindíssimo (André Anastasi), com um aspecto à Mourinho, sem o ar grave.

É injusto o futebol ser o único desporto com um destaque decente. Eu sou a pior pessoa para acompanhar desporto, porque não tenho pachorra para acompanhar os resultados durante muito tempo, mas quem aprecia desporto a sério deveria seguir mais o voleibol. Mas vou tentar, para o ano!

Agora nomes. Não apanhei o nome do treinador, mas é brasileiro (não é mal parecido, mas o treinador dos espanhois é mais bonito, lamento!). Os outros meninos que apanhei o nome:

João José
Éder (?) Valdim
Ruca
Flávio
André Lopes
Carlos Teixeira
Hugo Gaspar
Nuno Pinheiro

Parabéns aos nossos meninos. Não compreendo porque é que estavam tão desiludidos, quando fizeram tão boa figura. E daí, a insatisfação deles ainda os faz mais extraordinários. Porque realmente fariam bons campeões.

Vou tentar mais tarde arranjar fotos para ilustrar esta entrada, porque eles merecem. E são giros!

Sem comentários: