terça-feira, 4 de novembro de 2008

O meu número primo é maior que o teu!

O post anterior versava a "primicidade" do 8... infelizmente sem grande sussexo. O que é uma pena, porque parece-me uma boa ideia, nem que seja um 8 pequenino!

Mas eis que o Expresso me revela que foi descoberto o maior número primo de sempre! Apresento-vos o 45º número primo de Mersenne, (2^43,112,609)-1, um número com 12,978,189 algarismos... tentem ter uma mulher sentada em cima de vocês a fazer isto! Ia ser interessante! Eu não aprecio rapidinhas, mas também tenho os meus limites!

O 45º primo de Mersenne foi descoberto nos EUA (cá por mim foi uma manobra eleitoralista do Obama), mas eis que se levanta (salvo seja) um alemão e reclama que o dele é maior. E é! O 46º número primo de Mersenne, (2^37,156,667)-1 tem 11,185,272 algarismos... é muito algarismo! Alguns desses algarismos são oitos... beeeeem...

Mas eu duvido que estes números sejam primos: é que depois de um truque deste calibre a pessoa fica a ser divisível por muita coisa, porque simplesmente se desmembra!

E isto é para quem pensa que a Matemática não é excitante!

26 comentários:

Sadeek disse...

E achas que é?! :S

Abobrinha disse...

Sadeek

Eu acho a Matemática extremamente excitante. Dito isto, eu tenho uma série de "pancas" muito... peculiares! E mais não digo!

Sadeek disse...

Claro que dizes...não se deixa assim a coisa no ar sem concretizar... ;)

Faz-te à vidinha, vá... ;)

Abobrinha disse...

Sadeek

Não, não digo! Entre outras coisas porque assim ficas a pensar que são coisas muito mais interessantes do que realmente são (porque na realidade não são muito interessantes, acredita).

Crest© disse...

"E isto é para quem pensa que a Matemática não é excitante!"

E não É que não É mesmo?

O pensador disse...

Bem...não sei se a matemática é excitante, mas após ler este teu post, confesso-te que não fiquei propriamente com vontade de ter um orgasmo...

:-))))

Sadeek disse...

Bahhh....desculpa lá qualquer coisinha mas se mete badalhoquice no meio é sempre interessante... ;)

Uma menina...é o que tu és...AHAAH

Abobrinha disse...

Crest e Pensador... eu até tenho vergonha de vos ter como leitores! Então eu abadalhoco uma coisa como números de Mersenne e vocês não acham excitante? Pfffffff... que vergonha!

Abobrinha disse...

Sadeek

Espalha a palavra entre os teus amigos solteiros ou equivalente. Entre os gay não, porque para isso já eu tenho que chegue (ontem um chamou-me pedra preciosa, para tu veres!). Eu sou o máximo!

E sim, estou-me a gabar, a ver se me convenço disso! Se eu não me gabo, quem me gabará?

Joaninha disse...

Esses números cá pra mim andam todos enrolados uns com os outros, numa orgia familiar completamente antinatura, aquilo é 1s por trás 0s pela frente, uma pouca vergonha :)

beijos linda

PS: E que tal não estragar a minha fama de irascivel má e cruel lá no meu tasco?! Vê lá se queres que eu diga o quanto tu és boa pessoa aqui àa frente de toda a gente! Tu vê lá!

Sadeek disse...

Ahhh......e a menina precisa lá de ajuda para arranjar quem a gabe!? Granda conversa para cima de mim...HAHAHAHA...claro que não precisa... :P

BEIJOOOOOOOOO

Abobrinha disse...

Joaninha

A Matemática é assim mesmo!

Desafio-ter a dizer como sou boa pessoa! Porque me sinto um bocadinho má pessoa, embora objectivamente não seja realista...

Abobrinha disse...

Sadeek

Todos os elogios são poucos! Ainda no outro dia arranjei 4 comentários a como sou jeitosa, mas teve que ser a saca-rolhas!

Vá, toda a elogiar-me!

O pensador disse...

Abobrinha, se é de elogios que precisas, a gente está cá para isso!
Para animar-te!

Vou ver se consigo pensar num assim de repente:

"Abobrinha, pelo teu olhar dá para sentir que tens um rabo jeitoso"

Bom...acho que exagerei um bocadinho no repente...

Mas olha, tentei sabes?...e a intenção é que conta, certo?

:-))))

Anónimo disse...

Ola
isto dos primos, nem por isso estou prai virado, ate porque as primas estao arrumadas, diga-se emparedadas.
A maravilha da matematica, são as series de Fourier, principalmente a partir do 3º grau e só atentando nos graus impares.
a setima e nona dao ca uma p...a ui ui
beijos do teu dedicado
valetorno

p.s. enxuta como és ficavas bem entre a 5ª e a 7ª

Abobrinha disse...

Pensador

Não presisavas de ter disfarçado com o meu olhar. Bastava que tivesses elogiado o meu rabo (mesmo nunca o tendo visto). Mas valeu pelo esforço!

Abobrinha disse...

Valetorno... séries de Fourier... beeeeeeeeeeeeem... isso é mesmo dirty talk!

O pensador disse...

Abobrinha, bem...na verdade o "rabo" foi inventado em cima do joelho para tentar compor a frase, a minha verdadeira intenção mesmo, era elogiar os teus olhos!

:-)

(Ps: Agora sim! acho que ficou muito melhor!)

Abobrinha disse...

Pensador

Deixa lá, vale tudo! Também podes elogiar as minhas mamas, apesar de nunca as teres visto. Não recomendava que elogiasses os meus pés: apesar de haver por aí fotos dos meus pés, são feios de carago! Mas eu compenso com sapatos bonitos!

NOTA: Quem concordar com a fealdade dos meus pés é escorraçado imediatamente!

O pensador disse...

Abobrinha, até agora consegui evitar falar nas tuas mamas só para não melindrar as outras mulheres e não fazer com que elas morressem de raiva.

Mas os teus pés...esses sim são qualquer coisa de fascinante!
Os teus pés....ai os teus pés!!!

Só é pena que a beleza deles seja um pouco ofuscada pelos sapatos que costumas usar...

:-))))

Sadeek disse...

Já sabes o que tens a fazer...lembras-te da foto que pensaste postar?! ;)

BEIJOOOOOOOOOOOOOOO

Abobrinha disse...

Pensador

Isso tem solução fácil: elogia as mamas das outras mulheres também!

Mas não é por aí mesmo: estou-me a sentir mal por outra coisa. Mas passa. Para esta preciso de tempo.

Quanto aos meus pés, foste sensato em não os criticar... ... corria-te mal...

Abobrinha disse...

Sadeek

Naaaah! Mesmo para a foto que coloquei sinto-me exposta, fará uma foto das minhas mamas! E depois, não é mesmo o meu estilo...

Sadeek disse...

ok ok....agora por acaso surgiu-me uma dúvida...não achas que o meu estilo é propriamente andar por aí a mostrar o rabo a tudo o que é gente, não?! AHAHAHA

Abobrinha disse...

Sadeek

Não sei se é o teu estilo... mas mostraste! E aqui que ninguém nos ouve, gostei! Mas eu não faço o mesmo. Dito isto, o meu decote está muito exposto no Verão, por isso não interessa!

Sadeek disse...

Mostrei sim senhora...foi um dos muitos momentos insanos que por vezes tenho...

De qualquer maneira...se é verdade que o meu rabo raramente aparece ao vivo e a cores...também o é que o seu decote aparecerá todos os verões... ;)

Mas não interprete isto como uma forma de pressão para colocar aqui uma foto da sua zona peitoral sim (que o é na verdade mas de forma dissimulada...AHAHHA)