Diz que o miso e outras cenas fermentadas fazem bem a tudo e mal a nada. Entre outras cenas fermentadas contam-se o keffir e o tempeh. O kefir é primo do iogurte (em segundo grau e pelo lado do pai, porque o sabor é mais estranho, mais amargo) e é leite fermentado com um "bicho" que eu tenho em casa. O tempeh são feijões de soja meios esmagados meios por esmagar fermentados com uma levedura (uma coisa relativamente complicada: tentei fazer isso uma vez e ia pegando fogo à casa). Tem um sabor peculiar que não é para qualquer um.
Dizem que estas coisas recuperam a flora intestinal, o que para mim tem pouco efeito porque o meu estómago tritura ferro se for preciso! Mas para quem for assim mais fragilzinho, recomendo experimentar. Além de que parece que se vive 120 anos, no mínimo. Claro que sendo uma especialidade japonesa há sempre a suspeita de que deixe os olhos em bico ou cause pilas pequenas. Mas como eu não tenho pila, estou à vontade!
O miso em si é uma pasta de várias coisas (arroz castanho, soja ou outros) fermentado e (tanto quanto sei) usa-se mais em sopa. Diz que faz bem a tudo e mal a nada. Não sei, mas lá que me sabe bem sopa de miso, sabe: uma sopinha de miso aquece-me a alma e arredores.
Até há um tempo só comia sopa de miso em restaurantes japoneses. Depois descobri sopa de miso instantânea... até que resolvi fazer uma coisa que volta e meia faço (com resultados variáveis): inventar! De carago!
Aqui a Abobrinha comprou miso (brown rice miso, de marca clearspring) e alga wakame numa loja-que-não-me-lembro-do-nome-apesar-de-a-ter-visto-um-cento-de-vezes à frente do Continente de Gaia (Celeiro? Espero que entre as vantagens da sopa de miso esteja a melhoria da memória), convencida de que estaria a fazer um mau investimento.
Ora nada mais errado, porque sopa de miso não é mais complicado que colocar meia colher de miso e umas folhinhas de alga em água a ferver... e esperar 2 minutos! Para pessoal impaciente como eu é o máximo e aquece a alma na mesma! Das poucas rapidinhas que eu até aprecio!
Experimentem!
E para quem estava à espera de badalhoquice, bem se lixou, porque isto era mesmo só acerca de culinária!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
21 comentários:
Gostei da aula de culinária e, apesar do aviso em relação a pilas pequenas (não acrddito nisso), quero experimentar, isto é, se ficar mais barato que 4 Actimel. Qual é mesmo a loja?
LOL! Obrigada pela aulinha então! bj
"Claro que sendo uma especialidade japonesa há sempre a suspeita de que deixe os olhos em bico ou cause pilas pequenas."
Sorry, não quero testar isso.
Para ser sincero, eu li "sopa de mijo" quando olhei para o titulo :D
Causa pilas pequenas?! Dasseee...esquece então, nem vou experimentar...é que se ficar com ela ainda mais pequena vou-me tornar uma gaja....AHHAAHA
BEIJOOOOOOOOOOOOOOOO
Onde é que arranjaste esse bicho do Kefir, linda?
beijo
Até pareces... eu! :D
Um dia destes experimento, mas só quando o meu anjo não estiver em casa, não quero correr riscos.
Se bem que ele é moço para uns...Já ia abadalhocar isto tudo...mas vou-me calar porque ele não gosta que eu fale desses seus dotes em público ;)
beijos
Zé Vasco
Quase que juro que é o Celeiro, mas estou convencida que terá em qualquer boa loja de produtos naturais. Na volta até no Continente ou no Jumbo terá, se se procurar bem. Tenho quase a certeza absoluta que no El Corte Inglès tem. E sim, é mais potente, faz melhor, sabe melhor e é mais barato que actimel.
Quanto às pilas pequenas... eu não percebo nada disso, mas acho que num homem adulto o que cresceu já tinha que crescer!
SAlto-Alto
Sempre às ordens!
Crest
Cada qual lê o que quer ;)
Olha que o nome não é o mais atraente, mas o sabor é bestial. E sinceramente... não acredito que cause mesmo pilas pequenas! Olha que os japoneses podem ter pilas pequenas, mas conseguiram pôr as japonesas a comer com pauzinhos! Algum mérito terão!
Sadeek
Nessa altura a tua mulher torna-se fufa! E tu continuas a ter um rabo fenomenal... para "gaja" casada, claro! Pensando bem, nessa altura o teu casamento não vai valer, pelo que já poderei elogiar o teu rabo sem problemas!
Mas olha que li algures que as algas contrabalançam o efeito do miso e fazem... crescer!
(para não me acusarem de levantar falsos testemunhos, tenho que dizer que inventei esta última informação)
Pinxexa
Pedi no Nakité, um restaurante vegetariano na Rua do Breyner. Se eles não tiverem, saberão de quem tenha (mas quase de certeza que têm). Mas se tiveres dificuldade em arranjar, diz qualquer coisa que vê-se o que se pode arranjar.
Na altura também me arranjaram Kefir de água, mas o filho da mãe morreu!
O Kefir já feito tem no El Corte Ingles (eu sei porque já comprei), mas é incomparavelmente mais barato feito em casa: é só leite e o "bicho". E nota-se que faz bem, acredita.
Lança
Imagino que isso seja um elogio ;)
Ou seja, também és genial!
(Vou fingir que não entendi que era para inventar a cozinhar)
Joaninha
Conta lá o que ias a dizer do teu anjo...
Algas?! ò minha menina...se Deus quisesse que eu comesse erva tinha-me feito uma vaca...AHHAHA
Agora a questão que se impõe...não seria estranho tu elogiares um rabo de gaja? mal por mal...antes dum gajo casado...AHAHAH
BEIJOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Sadeek
Se Deus te tivesse feito vaca continuavas a ter um rabo jeitoso... e equipado com limpa pára-brisas de série! Oié!!!!
Quanto à gaja, qualquer dia digo como um amigo meu disse um dia destes: quando tal viro-me para as gajas! Claro que o meu amigo é gay (não sabe o que perde!)! De qualquer modo, se reparaste, eu disse que homem casado para mim era gaja... pelo que o que eu disse de te elogiar o rabo se fosses gaja... não faz sentido por natureza! Claro que tu é que assumiste que eu fazia sentido!
As manchas não me ficam bem... :S
Somos geniais, pah! ;)
Sadeek
Deixa lá: aplicas base e as manchas disfarçam! Qualquer gaja sabe isso! Mesmo as vacas!
Lança
Claro que sim! Independentemente dos cozinhados!
Enviar um comentário