segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Apeteceu-me recomeçar o alemão. E a propósito...

Este fim de semana apeteceu-me recomeçar o meu alemão, que já está esquecidito. Sabiam que em alemão não se diz "cortar o cabelo" (den Haar schneiden) mas "deixar cortar os cabelos" (die Haare schneiden lassen)? Ou seja, além do plural (os cabelos e não o cabelo), aponta para o facto concreto de que as pessoas não cortam o próprio cabelo! O que é giro! Claro que fica a dúvida se se faz a correcção para o caso raro de pessoas que cortam o próprio cabelo! Com tanto trabalho e perícia, suponho que mereciam uma atenção gramatical!

E porque é que eu me lembrei disto? Porque preciso de deixar que me cortem os cabelos! Porquê? Porque estou com uma "trunfa" considerável e que está a perder a noção dos limites. E depois, gasto montes de amaciador.

Por falar nisso, tenho que arranjar um amaciador novo e mais potente, porque acho que este me está a fazer alergia na pele. Mas é estranho, porque eu já o usava antes e nunca me tinha feito alergia. Na volta é alergia ao trabalho, porque eu nas férias não tinha esta alergia. Mas isso também é estranho, porque eu também já trabalhava antes e nunca tinha tido alergia! E essa da alergia ao trabalho não me parece bem!

O que se diz do trabalho é que não mata mas mói. A sabedoria popular é omissa em relação a alergias. O que não deixa de ser curioso, porque o tabaco também mata. Lentamente, ou seja, mói devagarinho e depois, zás! Será melhor fumar ou trabalhar? E quem fuma e trabalha? Está lixado!

Lembrei-me disto porque fui a um sítio no fim de semana onde fiquei na zona dos fumadores. Além de as minhas roupas tresandarem forte e feio, juro que descobri mais 2 rugas à volta dos olhos! Ou seja, estou a ficar velha! Velhos são os trapos, carago! O que me lembra: devia ir comprar uma roupinha...

27 comentários:

NI disse...

E a propósito, fiquei meia "zonza" com tantas ligações bizarras, ahahahahahah

Abobrinha disse...

NI

Eu tenho esse efeito nas pessoas: deixá-las tontas! Já agora, recomendas algum amaciador potente e que não faça alergia?

NI disse...

Azeite? Ahahahahahah

Falando sério, tens mesmo a certeza que é o amaciador o causador da alergia?

E para te recomendar teria que saber qual o tipo de cabelo, certo?

:-)

Bruno Fehr disse...

Wie soll ich meine Haare schneiden lassen?

É também tenho de o fazer... mas acho que fica para amanha :)

Ciência Ao Natural disse...

Abobrinha,

Eu corto o meu cabelo, já lá vão mais de 15 anos... logo não sou alemão!
Além disso parece-me muito mal andares a frequentar esses ambientes de degradação humana e moral que são as zonas de fumadores...mas, enfim, cada um faz o que quer da sua vida.

:)

Luís Azevedo Rodrigues

Abobrinha disse...

NI

Bem, resolvia um problema, mas criava outro, não?

Bem, tenho cabelo mais para o seco e ondulado. Ou seja, volta e meia parece uma vassoura!

Abobrinha disse...

Crest

Tás a ver? Só te lembro de coisas boas e úteis! Estás aqui, estás a deixar de fumar e a comprar roupa... e nem sabes muito bem porquê!!

O estilo de corte de cabelo é inteiramente contigo, se bem que se optares pelo do Luís/Ciência ao Natural... podes fazê-lo tu mesmo!

Abobrinha disse...

Luís

Pior que isso ainda são as más companhias! Que os fumadores não costumam ser grande rês!

(E agora vais ver os meus comentadores a cairem todos em cima de mim, porque boa parte deles fuma!)

NI disse...

Abobrinha, o meu cabelo é o oposto, ahahahahah.

Mas para as pontas que são muito secas utilizo um spray que me foi recomendado pelo cabeleireiro. A marca não me recordo mas pergunto.

:-)

pinxexa disse...

Bobinha se tens o cabelito pro sequito há uma máscara que se adquire nos cabeleireiro da série L'Oreal - natura, com proteína de arroz, que além de cheirar divinamente, é optima para hidratar os teus belos cabelos!

ehehehehehe

Experimenta

bj

GATA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GATA disse...

O teu e o meu!!!

E andou a GATA não-sei-quantos-anos no Goethe... :-(

Eu tenho que despachar o GATO espanhol e arranjar um substituto alemão! :-)

Abobrinha disse...

NI e Pinxexa

Grazzie pelas ideias.

Ni, o teu creme na volta é da Kerastase. A Kerastase tem produtos muito bons e eu já os usei. Realmente devia arranjar uma coisa para as pontas, mas o que eu preciso mesmo é de algo que possa colocar todos os dias. É que se no dia em que eu lavo o cabelo ele parece hidratado (mais ou menos, daí o problema), nos dias seguintes começa a parecer-se muito com palha! E andar a lavar o cabelo todos os dias só para não passar o efeito do amaciador... não me parece bem!

Pinxexa

Vou procurar a máscara.

Abobrinha disse...

Gata

Pffff, isso qualquer espanhol sabe falar espanhol. E por norma não falam alemão nenhum de jeito. Ou seja: troca-o! E... se o alemão tiver um irmão ou um primo ou mesmo um amigo jeitosos... eu dou-te o meu número. É que eu tenho jeitinho para línguas, mas convém não deixar de praticar....

Marco Rebelo disse...

ui..alemão? prefiro o chinês :)

Abobrinha disse...

Marco

Benvindo. Olha que aqui não se aprende nada!

Sabes, no Goethe não se ensinava chinês. E daí, aquilo a dada altura estava tão mal de finanças que na volta até isso passaram a ensinar!

Mas sabes, dizem que os chineses têm o (ahem) goethe pequeno! Apesar de o tamanho não ser muito importante, atenção...

Cristina disse...

Sprechen Deutsch? Ich Spreche Deutsh... ou pelo menos falava... já estou 'encostada' há mais de um ano :(

Lembro-me de 'zero'; até era gaja para recomeçar... 'tás-me cá a dar umas ideias :)

Abobrinha disse...

Cristina

Eu considerei reentrar no Goethe agora no segundo semestre, mas não é a hora certa e não é o que mais me apetece fazer de momento (o instituto, não o aprender alemão). Tenho que recomeçar, mas tenho que rever montes de coisas em casa, sob pena de estar a pagar escusadamente para as relembrar. Talvez depois faça um curso intensivo na Alemanha, como já fiz uma vez e adorei!

Eu estou encostada no alemão há... ... 4-5 anos... é muito tempo, realemente!

Mas olha, espalha a palavra que eu ando a incentivar mulheres a usar a língua...

Carol disse...

Ó pá, que saudades que eu tenho do Alemão...

Abobrinha disse...

Carol

Não queres ver que vou ficar com a fama (e o proveito) de pôr o gajedo todo a dar à língua? E eu ainda nem comecei o consultório sexual!

Nota mental: Pedir comissão ao Goethe!

Sadeek disse...

Andas a fumar é cigarrinhos para rir...só pode... AHHAHAHA..

BEIJOOOOOOOOOOOOOOOOOO

GATA disse...

Pois, a maioria dos espanhóis é um desastre em línguas estrangeiras... mas se eu despachar o gato, não será por causa da língua...(de gato, por supuesto!) :-)

Abobrinha disse...

Sadeek

Nah: ando é a abusar do café! Mesmo: tenho que cortar um bocadinho!

Abobrinha disse...

Gata

Fogo, língua de gato é áspera de carago! Mas enquanto as coisas derem, tá-se certo?

Sadeek disse...

Ou isso ou isso...até porque não fazes parte dos NN, pois não?! ;)

Abobrinha disse...

Sadeek

Essa dos NN passou-me ao lado. Mas eu faço parte dos BAMESVDA: os Benfiquistas Anónimos Mas Estranhamente Sem Vergonha De Assumir! É assim uma espécie de armário vermelho e muito estranho...

Sadeek disse...

Mal por mal antes dos NN...HAHAHA